DN denuncia tentativa do Proifes de filiar trabalhadores da Rede Federal
Data: 24 de maio de 2018
É importante reafirmar a luta e a história do nosso sindicato que este ano completa 30 anos de existência! Pelo nosso histórico de construção e lutas, pelo compromisso de Independência dos governos e Autonomia dos partidos!
A Direção Nacional lança nesta quarta-feira (23/05), seu posicionamento sobre a tentativa de filiação dos trabalhadores da Rede Federal num pseudo-sindicato, o Proifes. O SINASEFE organiza, há quase 30 anos, os servidores federais que trabalham com Educação Básica, Profissional e Tecnológica. “O convite à filiação e as promessas de vantagens são mentirosas! Esse pseudo-sindicato que nasceu no âmbito governista de conciliação de classe também é mentiroso!” destaca um trecho da nota.
Fortalecer o SINASEFE e dizer não novamente ao Proifes
De forma sorrateira, em diálogo com o Conif, o Proifes está acionando a base do SINASEFE, em chamado por carta personalizada entregue nos locais de trabalho, ou por meio eletrônico, em e-mail institucional, convidando os servidores à filiação. Esse e-mail tem chegado aos servidores de diversas regiões do país, Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina e se trata de uma tática de invasão de base no SINASEFE!
Logo de saída essa ação leva a alguns questionamentos: como o Proifes conseguiu ter acesso a uma lista de e-mails institucional de servidores? Quem lhes deu essa permissão?
No e-mail, o Proifes promete melhorias salariais para a categoria, sem nenhuma sustentação no real, sem leitura do difícil contexto que estamos vivendo de ataque à Rede e defesa de nossos direitos. Por que justamente nesta conjuntura de ataques brutais à Educação e retirada de direitos pelo governo de direita do MDB chega o Proifes prometendo vantagens para filiação de servidores em nossa Rede? Há alguma articulação do governo por trás disso?
Será que o propósito do governo Temer é empurrar o Proifes para a Rede (com anuência dos reitores) para alavancar propostas como reestruturação , e PL do Carreirão dos TAEs?
O convite à filiação e as promessas de vantagens são mentirosas! Esse pseudo-sindicato que nasceu no âmbito governista de conciliação de classe também é mentiroso! Não existem benesses econômicas fáceis em conjuntura de governo que ataca sem piedade os direitos dos trabalhadores!
O Proifes é um pseudo-sindicato que coloca como questão central no seu site, uma enquete sobre a criação de convênios com agências de turismo, em detrimento da mobilização e da luta da categoria, portanto, não merece qualquer credibilidade!
É importante reafirmar a luta e a história do nosso sindicato que este ano completa 30 anos de existência! Pelo nosso histórico de construção e lutas, pelo compromisso de Independência dos governos e Autonomia dos partidos! Por se pautar pela defesa dos interesses dos trabalhadores, o SINSASEFE é o único e legítimo sindicato dos servidores da Rede Federal de Educação Básica e Tecnológica!!
Juridicamente o nosso sindicato é o instrumento de representação legal da categoria, sendo esse caso já debatido nos tribunais, onde tivemos um ganho definitivo na questão em 2015. Entretanto, nosso maior reconhecimento deriva da mobilização e aceitação da nossa categoria. Reafirmamos a nossa legitimidade em todas as lutas que estão sendo travadas nas diferentes seções sindicais país afora.
Proifes não representa os trabalhadores da Rede!!
Direção Nacional do SINASEFE
Íntegra
Baixe e leia essa nota em PDF (com timbre do sindicato).
Histórico
Desde 2013 a justiça se posicionou contrária a atuação do Proifes. O SINASEFE, já nos anos iniciais da criação da referida entidade, denunciou o nítido caráter governista e de conciliação entre patrões e trabalhadores (pelego) do Proifes.
Conteúdo relacionado
- Denúncia da Seção Sindical Brasília sobre a invasão de base (22/05/2018)
- Representação sindical: SINASEFE reafirma ao governo que Proifes não fala em nosso nome (18/12/2015)
- SINASEFE derrota Proifes: confira o acórdão que manteve a sentença favorável ao nosso sindicato (21/07/2015)
- A verdade sobre o Peleguifes quem diz é a própria base; nós do SINASEFE estamos muito tranquilos (01/10/2013)
-
Justiça determina: Proifes deve se abster de negociar em nome do SINASEFE (24/09/2013)
Fonte: Sinasefe.