Nacional Notícias

Vitória: SINASEFE garantiu auxílio-alimentação para servidores civis da Marinha do Brasil

Vitória: SINASEFE garantiu auxílio-alimentação para servidores civis da Marinha do Brasil

Data: 15 de janeiro de 2024

O servidor civil poderá optar por receber o auxílio-alimentação em pecúnia ou em forma de alimentação nos ranchos (refeitórios) das Organizações Militares

O SINASEFE conseguiu uma importante vitória para os servidores civis da Marinha do Brasil: por reivindicação do nosso sindicato, que teve três reuniões com o Ministério da Defesa (MD) em 2023 (veja no final dessa matéria), haverá pagamento do auxílio-alimentação, em pecúnia, para os servidores dessa Força.

A informação chegou ao sindicato na última quarta-feira (10/01), por documento da Marinha que foi encaminhado às escolas vinculadas à Força.

Como receber
O servidor civil poderá optar por receber o auxílio-alimentação em pecúnia ou em forma de alimentação nos ranchos (refeitórios) das Organizações Militares.

Para o requerimento em pecúnia, a solicitação deve ser feita pelo servidor via plataforma SOUGOV.BR. O pedido pode ser feito com data retroativa a partir de 19 de dezembro de 2023.

Para os servidores que optem por receber o benefício na forma de alimentação no rancho (sistemática atual), não será necessário fazer nenhum requerimento.

Luta do SINASEFE
O SINASEFE atuou para a concessão desse pagamento em pecúnia do auxílio-alimentação aos servidores civis da Marinha por todo o ano de 2023.

1ª reunião
A primeira reunião em que esse caso foi debatido, com o sindicato cobrando o pagamento, aconteceu em 5 de maio.

Representaram o SINASEFE na reunião David Lobão (coordenador geral) e os membros eleitos no 14º ESCIME para a comissão de representação junto ao Ministério da Defesa: Antônio Luiz Santana (seção IFES-ES), Ariovan da Silva Martins (seção Barbacena-MG), Flávio dos Santos Barbosa (seção CMR e EAMPE-PE), Isabel Cristina Lopes da Silva (seção IFPA, CTRB e Ciaba-PA), Karla Simões de Andrade Lima Bertotti (seção CMR e EAMPE-PE), Luiz Otávio Monteiro Barroso (seção IFPA, CTRB e Ciaba-PA) e Rosa Maria Cardoso dos Santos (seção CMRJ-RJ).

2ª reunião
A segunda reunião, em vias de formular a concessão do pagamento, aconteceu em 15 de junho.

Representaram o SINASEFE na reunião Maíra Martins (secretária de políticas para mulheres) e os membros eleitos no 14º ESCIME para a comissão de representação junto ao Ministério da Defesa: Emiliana da Consolação (seção Barbacena-MG), Flávio dos Santos Barbosa (seção CMR e EAMPE-PE) e Isabel Cristina Lopes da Silva (seção IFPA, CTRB e Ciaba-PA).

3ª reunião
E a terceira reunião, na qual o sindicato voltou a cobrar a Marinha pelo pagamento, ocorreu em 30 de outubro.

Representaram o SINASEFE na reunião Elenira Vilela (coordenadora geral), Valmir Floriano (advogado e integrante da Assessoria Jurídica Nacional) e as membras eleitas no 14º ESCIME para a comissão de representação junto ao Ministério da Defesa: Gizella Menezes Rodriges (seção CMR e EAMPE-PE) e Rosa Maria Cardoso dos Santos (seção CMRJ-RJ).

Fonte: SINASEFE.

Pular para o conteúdo