Mais de 130 entidades locais e nacionais assinam nota de repúdio contra a implantação de aulas à distância no Ifes
Data: 9 de maio de 2020
Sinasefe-Ifes ajudou a construir e também assina a nota, junto com inúmeras representações estudantis do Ifes, além de entidades de estudantes e trabalhadoras/es com abrangência no Espírito Santo e em todo o Brasil. LEIA A NOTA E ASSINE O DOCUMENTO contra a EaD no Ifes! #IFEScontraEaD
Foi divulgada nesta sábado, 9 de maio de 2020, uma nota de repúdio de grande representatividade contra a implantação das chamadas atividades curriculares não presenciais que a Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) insiste em adotar de maneira atropelada, desconsiderando uma série de questões complexas que precisam ser debatidas em um processo democrático com toda a sua comunidade. O Instituto ignora a realidade da população brasileira e acentua a desigualdade e precarização do ensino público, uma vez que desconsidera aspectos sociais e econômicos que impactam no acesso à internet e outras tecnologias, assim como nos ambientes domésticos e na disponibilidade de tempo e condições para que se estude em casa em maio a uma pandemia de Covid-19 (coronavírus) que só avança em todo o Brasil.
LEIA A NOTA ABAIXO E CLIQUE AQUI PARA ASSINAR!!! IFEScontraEaD
NOTA DE REPÚDIO A IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS CURRICULARES NÃO PRESENCIAIS NO IFES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Caros estudantes, servidores e sociedade capixaba, a pandemia da COVID-19 tem afetado diversos aspectos da vida das pessoas. Até a data em que essa nota foi redigida (08/05/2020), já são mais de 135 mil casos confirmados no Brasil, com o total de 9.146 óbitos, números que aumentam rapidamente, não havendo sequer tempo para o luto. A pandemia nos mostra a importância da ação do Estado e das políticas públicas na área da saúde. Portanto, fica ainda mais evidente a relevância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem atendido brasileiras e brasileiros preservando vidas. Além da necessidade de fortalecer as políticas de isolamento social, que mitigam o contágio do novo coronavírus. Acentua-se também a ineficiência do governo federal em fazer a adequada gestão das ações para a diminuição da velocidade do contágio da COVID-19, o que se vê nos pronunciamentos do presidente, nas tentativas de flexibilização e reabertura do comércio, assim como também no desmonte de nossa saúde pública e nos ataques à ciência brasileira.
Além dos impactos relacionados à saúde pública, o isolamento social tem trazido muitas discussões sobre suas consequências em diversos aspectos da sociedade brasileira, como a economia e a educação. É exatamente nesse cenário que extraímos da conjuntura política os impactos sobre a educação pública, mais especificamente no Ifes.
Necessário citar a política de sucateamento da educação pública pelo próprio Ministério da Educação (MEC), que compreende o fim do Programa “Ciências Sem Fronteiras”, severos cortes de bolsas do CNPq e de verbas. Nesse cenário ainda destacamos o projeto “Future-se” que nasce com promessas de privatização das Universidades e dos Institutos Federais, estando a educação pública federal em constante perigo.
A excludente proposição da adoção de atividades curriculares não presenciais em meio a pandemia, ignora a realidade do povo brasileiro. Uma vez que pelo menos 25% da população brasileira não tem acesso algum à internet, condição básica para a implementação da EaD (Educação à Distância), acentuando a desigualdade no acesso à educação e a precarização da qualidade do ensino. Aliada a manutenção das datas do Enem e a fala do ministro, de que “o Enem não serve para corrigir injustiças”, o que se tem é um cenário desolador para a educação pública, como se não bastassem os impactos diretos da pandemia que assola o país e o mundo inteiro.
A Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo encaminha os trâmites finais para a implementação das atividades curriculares não presenciais, sob a falácia de que a educação não pode parar. A solução é apresentada como única alternativa para o momento em que vivemos, respaldada numa pesquisa que não chegou a metade do contingente estudantil, tendo em vista que dos 22 mil estudantes, apenas 9 mil participaram do levantamento. Deixando-nos o seguinte questionamento: como iriam os alunos sem acesso à internet responder um formulário online?
Podemos mencionar diversos fatores que fragilizam a proposta em curso: falta de capacitação dos professores e pouca experiência na realização de aulas à distância; instabilidade do sistema Q-Acadêmico e complexidade do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle); inexistência de políticas concretas para a garantia, tanto da manutenção da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, quanto do acesso do conteúdo pelos alunos que não possuem internet e computador ou smartphones para atender a necessidade de seus estudos; a necessidade de apoio pedagógico, atendimentos e monitorias.
Além dos fatores elencados, também é importante ressaltar os grupos de estudantes que serão mais impactos por essa política, tendo em vista as múltiplas realidades da comunidade estudantil do Ifes. Nesse sentido, referimo-nos aos alunos com necessidades específicas, moradores das periferias e das zonas rurais, de famílias de baixa renda e ainda do Proeja (Educação de Jovens e Adultos), que exemplificam que a proposta apresentada pela Reitoria não contempla as particularidades da realidade dos estudantes.
Também pesa contra a proposta a forma como a Reitoria conduziu o debate, construindo uma narrativa “democrática”, que sutilmente posicionava a Instituição rumo a aceitação das atividades curriculares não presenciais. Não levando em consideração os posicionamentos de diversas organizações e lideranças estudantis e do Sinasefe-Ifes, encerrando prematuramente o debate, enquanto permanecem diversos problemas sem as devidas soluções. O descontentamento da comunidade acadêmica também ficou evidente a partir dos posicionamentos de diversos fóruns e coletivos. No ingresso de cada aluno no Ifes é prometido a qualidade do ensino público federal, porém ao se propor a implementação, num teatro de democracia, a Reitoria quebra essa promessa, necessitando que novamente estudantes e servidores do Ifes se mostrem fortes na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e para todos, por meio do movimento #IFEScontraEaD.
Por meio desta nota, manifestamos nosso repúdio a adoção das aulas não presenciais durante a pandemia e o clamor pelo adiamento do ENEM.
Assinam a nota de repúdio as seguintes entidades:
- SINASEFE – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Ifes
- SINASEFE – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Santa Teresa
- Centro Acadêmico Livre Elisa Lucinda – Campus Vitória
- Diretório Acadêmico Zacimba Gaba – Campus Vila Velha
- Centro Acadêmico dos Estudantes de Geologia – Nova Venécia
- Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental – Campus Ibatiba
- Grêmio Estudantil João Batista Kefler Pinotti – Campus Itapina
- Grêmio Nise da Silveira – Campus Vila Velha
- CAGEO, Mizael Fernandes de Oliveira – Campus Nova Venécia
- Centro Acadêmico 404 – Campus Serra
- Centro Acadêmico da Engenharia Mecânica – Ifes Campus Vitória
- Centro Acadêmico de Engenharia Civil – Campus Nova Venécia
- Estudantes e professores do PROEJA (Campus Vitória)
- Núcleo de Gênero e Diversidade (Campus Vitória)
- Curso de Hospedagem N36 Proeja Ifes Campus Vitória
- Curso de Hospedagem N37 Proeja – Ifes Campus Vitória
- Curso Técnico Guia de Turismo N30 Proeja vitoria
- Turma do Proeja – V 11 tecnico em seguranca do trabalho.
- Turma do Proeja – N 21 técnico em Metalúrgia.
- Turma do Proeja – N 32 Técnico Guia de Turismo.
- Turma do Proeja 3° período técnico em Metalúrgia.
- Centro Acadêmico de Engenharia Civil – Campus Nova Venécia
- Grêmio Anísio Teixeira (Campus Aracruz)
- Núcleo do Ifes do MPJ em Disparada – Movimento Popular de Juventude em Disparada
- ADMAP – Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas do Vale do Paraíba/SP
- ADUFES – Associação dos Docentes da Ufes
- AfirmAção Rede de Cursinhos Populares
- Andes Sindicato Nacional
- ANEL – Assembleia Nacional de Estudantes – LIVRE
- Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Vitória-ES
- Belas – Coletivo de mulheres de São Mateus – ES
- Belas – Coletivo de mulheres de São Mateus – ES
- CADH – Centro de apoio aos direitos humanos Valdício Barbosa dos Santos
- CDDH Serra
- Centro Acadêmico da Licenciatura em Matemática campus Vitória
- Centro de Estudo da Cultura Negra – CECUN
- Círculo Palmarino
- Coletivo de Assistentes Sociais do Ifes
- Coletivo de Negras e Negros do ifes Campus Vitória
- Coletivo Feminista de Guarapari Mulheres que Lutam
- Coletivo Mães Eficientes Somos Nós
- Conselho Regional de Serviço Social – 17ª região
- CSP Conlutas
- CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
- Cursinho Popular Teresa de Benguela
- DCE – Diretório Central dos Estudantes da UFES
- Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil – Regional 3 Itapina
- Federação Democrática dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais;PE
- Federação dos Empregados Rurais/PE
- Federal Sindical e Democ. dos Trabalhadores nas Ind. Metalúrgicas de Minas Gerais
- Fejunes – Fórum Estadual da Juventude Negra
- Fórum Capixaba de Lutas Sociais
- Fórum de Educação de Jovens e Adultos
- Fórum de Mulheres do Espírito Santo – FOMES
- Fórum Nacional de Mulheres Negras- FNMN/ES
- Fórum Permanente de Educação Inclusiva
- Frente Estadual pelas Liberdades Democráticas
- Gepech – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades
- Grupo de Pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar (CE-Ufes)
- Instituto elimu-prof Cleber Maciel
- Instituto Mão na Massa
- Levante Popular da Juventude/ES
- MNDH ES Movimento Nacional dos Direitos Humanos no ES
- Movimento Luta Popular
- Movimento Nacional Quilombo, Raça e Classe – ES
- Movimento Negro Unificado- MNU
- Movimento Resistência Popular/DF
- Núcleo de Educação Infantil -NEDI/Ufes
- Núcleo do Ifes da Kizomba
- Núcleo Estadual de Mulheres Negras ES
- O CLCN-ES – Comitê de Lutas Contra o Neoliberalismo e Pelo Socialismo
- Os APNs – Agentes de Pastoral Negro do Brasil
- Sindicato dos Ceramistas de Monte Carmelo/MG
- Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu/RJ
- Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Itajubá e Região/MG
- Sindicato dos Empregados da Prefeitura Municipal de Passos de Minas/MG
- Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de BH e Região/MG
- Sindicato dos Empregados no Comércio de Passo Fundo/RS
- Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul
- Sindicato dos Metalúrgicos de Divinópolis/MG
- Sindicato dos Metalúrgicos de Governador Valadares/MG
- Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Preto/MG
- Sindicato dos Metalúrgicos de Várzea de Palma/MG
- Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá e Região/MG
- Sindicato dos Metalúrgicos de Itaúna/MG
- Sindicato dos Metalúrgicos de Pirapora/MG
- Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região/SP
- Sindicato dos Metalúrgicos de Três Marias/MG
- Sindicato dos Municipários de Sta Bárbara do Sul/RS
- Sindicato dos Odontologistas do Estado do Ceará
- Sindicato dos Petroleiros de Sergipe e Alagoas
- Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo – Sindipetro ES
- Sindicato dos Prof. Enferm. E Empregados em Hospitais, Clínicas de Saúde de Divinópolis/MG
- Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte
- Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso
- Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas
- Sindicato dos Servidores Públicos de Betim/MG
- Sindicato dos Servidores Públicos de Monte Carmelo/MG
- Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Trabalho, Saúde e Previdência/PR
- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ararinha/PE
- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capela/SE
- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Fortaleza de Minas/MG
- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte/CE
- Sindicato dos Sociólogos do Piauí
- Sindicato dos Trab. em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte/MG
- Sindicato dos Trab. Empresas de Assessoria, Pesquisa, Perícias e Informações – SINTAPPI/MG
- Sindicato dos Trabalhadores da Ind. Da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza
- Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário/RR
- Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Rural/RJ
- Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Estado de São Paulo
- Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU no Maranhão
- Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal/BA
- Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Alagoinhas/BA
- Sindicato dos Trabalhadores em Educação e Divinópolis/MG
- Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal de São José do Rio Preto/SP
- Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no Estado do Rio Grande do Sul
- Sindicato dos Trabalhadores em Serviço de Saúde de Formiga/MG
- Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Ceará
- Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Corrreios e Telégrafos do Valeo do Paraíba/SP
- Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Mobiliário de Belém-PA
- Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Confecção Feminina de Fortaleza/CE
- Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo/PA, AM, MA, AP
- Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transp. Rodoviário de Passag. Intermun. do Estado do Ceará
- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cimento, Cal, Gesso e Cerâmica do Município de Aracaju/SE
- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Goiás
- Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Limoeiro do Norte/CE
- Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí/SP
- Sindicato Intermunicipal Agentes Comunitários de Saúde, Combate as Endemias da Região de Mato Grande/RN
- Sindicato Metabase dos Inconfoidentes/MG
- Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife/PE
- Sindifpi – Sindicato dos Docentes do IFPI
- UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
- UNE – União Nacional dos Estudantes
- União de Negras e Negros pela Igualdade -UNEGRO-ES
- Centro Acadêmico de Engenharia e Controle de Automação do Campus Linhares