Coronavírus

Outdoor do Sindicato vira febre na internet e integra movimento de debate sobre os temas urgentes no Brasil

Outdoor do Sindicato vira febre na internet e integra movimento de debate sobre os temas urgentes no Brasil

Data: 6 de agosto de 2020

 

No Twitter, a imagem circulou espontaneamente a partir de diversos perfis, virou hit, e alcançou milhares de pessoas

O Sinasefe Seção Ifes instalou dois outdoors chamando a atenção para os rumos do Brasil nas mais diversas áreas diante da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus) que avança sem controle no país. As peças destacam que “a morte não pode governar o Brasil” e estão na Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha, e na cidade de Ibatiba, no interior do Espírito Santo.

O outdoor instalado na Grande Vitória ganhou repercussão nacional nesta quarta-feira, 5. No Twitter, a imagem circulou espontaneamente a partir de diversos perfis e virou hit (hitou, como se usa na linguagem da rede) e alcançou milhares de pessoas nas redes. Elas apoiaram a ação, postaram memes, deram ideias para as próximas artes e sugeriram até vaquinha para ampliar os outdoors para todo o Brasil.

Clique aqui e acesse o Twitter do Sinasefe Seção Ifes.

Foram inúmeras manifestações de dentro e fora do Estado de empatia com a ação e de identificação com a mensagem. Além disso, a imagem tomou os grupos de WhatsApp e, nas redes Instagram e Facebook, o Sindicato passou a receber apoio espontâneo sem nem mesmo ter divulgado a imagem do outdoor em seus perfis.

A ação integra um movimento que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para os temas urgentes do Brasil e sobre os quais é preciso que todas e todos conversem. A arte dos outdoors foi criada pelo Sinasefe Nacional e disponibilizada para que as entidades nos estados utilizassem aplicando as suas marcas, promovendo uma ação nacional.

Ataques

Infelizmente, grupos de apoiadores do presidente Bolsonaro vandalizaram o outdoor em Ibatiba e uma articulação nacional de bolsonaristas invadiu um grupo de WhatsApp do Sinasefe Seção Ifes que se chamava “Sinasefe Grande Vitória”. Telefones de várias partes do Brasil foram incluídos no grupo e o nome foi mudado. Além disso, passaram a compartilhar conteúdos com ataques às/aos servidoras/es públicas/os. Alguns, inclusive, faziam referência ao nazismo utilizando imagens de Hitler.

O Sinasefe Seção Ifes reforçou a segurança em sua sede física, em Vitória, e em suas redes sociais, incluindo os demais grupos de WhatsApp. A categoria pode ficar tranquila porque o Sindicato não se intimidará e seguirá com as ações necessárias e coerentes com seu compromisso em torno da educação de qualidade, da segurança sanitária e de medidas efetivas e baseadas na ciência para a proteção das brasileiras e dos brasileiros durante a pandemia, e da defesa do serviço público e de servidoras e servidores, profissionais de excelência que ajudam o Brasil a avançar.

Pular para o conteúdo