Notícias Notícias do Sindicato

X FNCIS: confira encaminhamentos, decisões e mais!

X FNCIS: confira encaminhamentos, decisões e mais!

Data: 8 de novembro de 2023

Encontro aconteceu em Porto Alegre, de 9 a 11 de outubro

Os sindicalizados e membros do GT PCCTAE da Seção Sinasefe Ifes, Ítalo Severo Sans Inglez e Wagner Scopel Falcão, representaram a Seção no X FNCIS – Fórum Nacional da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). O encontro ocorreu em Porto Alegre, de 9 a 11 de outubro.

Participaram do Fórum representantes das Comissões Internas de Supervisão (CIS) de diferentes instituições de ensino da Rede Federal, bem como representantes do Sinasefe e da Fasubra, totalizando 134 presentes.

No primeiro dia, ocorreu a aprovação do regimento do Fórum, bem como uma palestra da coordenadora nacional do Forgepe/Andifes, Mirian Dantas dos Santos, relativa ao aprimoramento da carreira PCCTAE. O Forgepe se colocou a favor do técnico substituto, bem como do RSC para as/os servidoras/es técnico-administrativas/os. A fala seguiu-se de um debate com as/os participantes.

No segundo dia, Rui Paulo (CIS UFRGS) dialogou sobre a relação de trabalho entre as/os técnico-administrativas/os e as universidades/institutos. Questões como condições de trabalho, saúde do/a servidor/a e recebimento de insalubridade e periculosidade foram discutidas. O momento também foi marcado por relatos das/os servidoras/es a respeito de condições insalubres e precárias de trabalho.

Na parte da tarde, ocorreu a apresentação de aprimoramento da carreira PCCTAE, realizada pela coordenadora de pessoal técnico-administrativo do Sinasefe, Lucrécia Lacovino. A proposta apresentada foi fruto de discussões nas bases da entidade ao longo do ano, bem como dos dois GTs organizados pelo Sinasefe em Brasília, em 2023.

No terceiro dia, foi a vez da Fasubra apresentar sua proposta de aprimoramento da carreira, realizada por Daniel Lucas Farias e Marcelo Rosa Pereira, da coordenação jurídica e relações de trabalho da Fasubra.

Ao longo dos três dias foi escrita uma carta com as decisões, propostas, encaminhamentos e moções de repúdio propostas durante o Fórum. No terceiro dia à tarde, a carta foi lida e debatida e, após os destaques, supressões e acréscimos, foi aprovada. Clique aqui e confira a versão final do documento, em PDF.

Aprovou-se também que os próximos FNCIS ocorrerão em Fortaleza (2024) e Diamantina (2025).

“Como representantes da seção Sinasefe Ifes no X FNCIS, reiteramos a importância da participação dos sindicalizados do Sinasefe no FNCIS e nas CIS dos IFs. Precisamos ocupar esses espaços e fazer valer as nossas vozes nas discussões e proposições relativas a nossa carreira e aos nossos campos de trabalho, combatendo o assédio e todo o tipo de opressão, bem como buscando uma valorização do servidor público federal da educação, bem como das nossas condições de trabalho”, avaliaram ítalo e Wagner.

Pular para o conteúdo