Campanha salarial 2023 Notícias Notícias do Sindicato Reajuste Salarial

SINASEFE se reúne com liderança do governo no Congresso para tratar da aprovação do reajuste

SINASEFE se reúne com liderança do governo no Congresso para tratar da aprovação do reajuste

Data: 18 de abril de 2023

O SINASEFE acompanhou as movimentações dos parlamentares acerca da votação do PLN nesta terça, 18

Nesta terça-feira, (18/04), o SINASEFE acompanhou as movimentações dos parlamentares, no Congresso Nacional, em Brasília-DF, acerca da sessão em que seria votado o PLN n° 02/2023, que estabelece o reajuste emergencial de 9% para o funcionalismo federal.

Pela manhã, membros da Direção Nacional conversaram com Deputadas/os Federais sobre a pauta e a importância de aprová-la antes do dia 30 de abril. À tarde, reuniram-se com a liderança do governo no Congresso Nacional, em Brasília, com o intuito de definir a nova data de votação. A votação do PLN n° 2/2023, que estava prevista para esta terça-feira (18/04), acabou sendo adiada para a próxima semana – no dia 26 – devido ao cancelamento da sessão conjunta do Congresso que ocorreria hoje.

Antes disso, o PLN 2/2023 deverá ser discutido na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), entre os próximos dias 24 e 25 de abril.

Segundo os parlamentares, a mudança no calendário da tramitação do PLN n° 2/2023 aconteceu em função de dois fatores: a incorporação do Piso da Enfermagem na pauta do plenário, que deve ser incluída na deliberação da CMO e, principalmente, pela disputa da oposição com o governo sobre a CPMI dos atos terroristas do dia 8 de janeiro de 2023. A CPMI tem sido utilizada como cortina de fumaça para esvaziar os debates e implodir as sessões de votação das pautas prioritárias para o governo, como o PLN 2/2023.

A liderança do governo garantiu que é orientação do presidente Lula que sejam realizados todos os esforços da base governista no Congresso, para que o reajuste de 9% seja aprovado em abril, lançado na folha de maio, para pagamento em 1° de junho, conforme o acordo da mesa de negociação.

Artemis Martins (coordenação geral), Fernando de Oliveira (suplente) e Luísa Senna (secretária de inclusão e acessibilidade) representaram o sindicato nacional nas atividades.

Fonte: SINASEFE.

Pular para o conteúdo