Encontros ENIQ Eventos Notícias Notícias do Sindicato

Delegação do Sinasefe Ifes que participará do 2º ENIQ embarca para Maceió nesta terça, 21

Delegação do Sinasefe Ifes que participará do 2º ENIQ embarca para Maceió nesta terça, 21

Data: 21 de março de 2023

O evento acontecerá nesta semana, entre os dias 22 e 26 de março

A delegação do Sinasefe Ifes que participará do 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) do SINASEFE Nacional embarca para Maceió-AL nesta terça-feira, 21. O evento ocorrerá de 22 a 26 março, e tem como tema “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”. O Sintietfal será a seção sindical anfitriã do evento.

“O ENNIQ é um espaço de discussão, diagnóstico e planejamento de ações. Os IFs, de uma maneira geral, reproduzem o racismo estrutural e a discriminação étnico-racial. Com as discussões do ENNIQ, conseguimos ter um diagnóstico dessa situação e podemos montar estratégias para combatê-la”, destaca a coordenadora de comunicação do Sinasefe Ifes, Flávia Cândida, que também participará do evento.

O 2º ENNIQ contará com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, um dia de viagem (visitas ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares e à Aldeia Mata da Cafurna) além de debates em quatro grupos de trabalho.

“Estamos indo com grandes expectativas para esse 2° ENNIQ. Os últimos anos foram bem duros para todos os movimentos sociais. Passamos por um período de perseguição e desmotivação que torcemos para que nunca mais retorne. Agora precisamos reorganizar nossa luta e para isso é preciso discussão e planejamento. É preciso combater o racismo estrutural e institucional dentro dos IFs e o ENNIQ é um espaço de grande relevância para que o Sinasefe encampe essa luta”, analisa Flávia.

A delegação do Sinasefe Ifes foi eleita em assembleia geral do sindicato, realizada em 2 de fevereiro. Na reunião, foram escolhidos 11 nomes de pessoas que se autodeclaram negras/os e uma pessoa que se autodeclara indígena. Além dessas/es representantes, três integrantes do GT de Diversidade do Sinasefe Ifes participarão da atividade, totalizando 15 delegadas/os, sendo 7 homens e 8 mulheres.

Pular para o conteúdo