#8M Encontros Notícias Notícias do Sindicato

Sinasefe Ifes realiza mais uma atividade referente ao #8M, em São Mateus

Sinasefe Ifes realiza mais uma atividade referente ao #8M, em São Mateus

Data: 17 de março de 2023

Servidoras, estagiárias e funcionárias do campus de São Mateus participaram do encontro

Na quarta-feira, 15 de março, o Sinasefe Ifes organizou mais uma atividade referente ao #8M (Dia Internacional da Mulher) e ao Mês de Luta das Mulheres.

Para a sindicalizada Alini Altoé, que participou do encontro, “às vezes escutamos que ‘querem escutar as mulheres, ouvir o que elas têm a dizer’… Isso tem sido um pouco cansativo, pois queremos participar, não ficar alijadas dos processos, marginalizadas. Queremos ocupar cargos de gestão, de decisão. Houve muitas falas de mulheres relatando relações com pessoas em cargos superiores que elas têm medo de falar, de dialogar, por causa do machismo, dos assédios ― que é aí que entra o assédio moral, sexual ― e infelizmente, esse espaço da escola e do nosso trabalho ainda é marcado por essas violências, que geram tanto sofrimento e o silenciamento das mulheres. Então acho que temos muito para superar e construir esse espaço é uma etapa importante, e as colegas falaram que é importante fortalecer, ter mais momentos assim. A avaliação que a gente faz é que a atividade foi muito positiva. Que possamos fortalecer a luta das mulheres nos espaços de trabalho, no sindicato e em tantos outros lugares!”.

O evento foi marcado por uma importante roda de conversa, precedida por um café especial para as participantes. Servidoras, estagiárias e funcionárias terceirizadas do campus São Mateus compareceram à atividade.

De acordo com Samanta Lopes Maciel, diretora do Sinasefe Ifes que também participou do evento, “é importante saber que no Ifes ainda temos muitos desafios a enfrentar por sermos mulheres. Ser mulher no Ifes, na sociedade machista que vivemos, não é fácil, mas juntas vamos romper as barreiras que nos são impostas”.

Para as participantes, “o espaço de falas e trocas foi maravilhoso, um momento valioso para a reflexão de como a mulher ainda precisa ser visibilizada e valorizada em todos os espaços e dimensões que ocupa”. Muitas sugeriram a realização de novas reuniões como essa.

Confira as fotos do encontro!

Pular para o conteúdo