Nota de posicionamento Notícias Notícias do Sindicato

Gestão do Sinasefe Ifes “Amar e mudar as coisas interessam mais” divulga nota sobre o evento “Conexões Ifes: diálogos para o futuro do Ifes”

Gestão do Sinasefe Ifes “Amar e mudar as coisas interessam mais” divulga nota sobre o evento “Conexões Ifes: diálogos para o futuro do Ifes”

Data: 16 de março de 2023

A nota apresenta o posicionamento da diretoria sobre as restrições impostas para participação no evento

REPRESENTATIVIDADE | A gestão do Sinasefe Ifes “Amar e mudar as coisas interessam mais” divulga nota sobre o evento “Conexões Ifes: diálogos para o futuro do Ifes”. No posicionamento, a direção do sindicato aponta que “o futuro Ifes não pode ser debatido somente entre os que possuem cargos de gestão”.

O evento, que está com inscrições abertas até o dia 24 de março, é restrito a pessoas que tenham CD ou FG, sejam coordenadores de cursos ou responsáveis por setores. Na ausência de cargo, a participação é estendida apenas a presidentes de fóruns ou coordenadores de núcleos, ou ainda representantes titulares de docentes e técnicos administrativos no Conselho Superior.

“Nada contra que o Ifes realizar encontro de gestores, como é inclusive de praxe no cotidiano da instituição, mas considerando o que a temática apresenta e a relevância para a comunidade acadêmica, entendemos que o evento deveria ser mais aberto, inclusive com a presença de discentes”, pontua a gestão na nota.

Assista ao vídeo e confira o posicionamento do sindicato!

 

Confira abaixo a nota completa:

“No dia 13 de março de 2023 fomos surpreendidos pela convocação do evento “Conexões Ifes: diálogos para o futuro do Ifes”. O tema que é aparentemente do interesse de todos e todas na instituição, restringe a participação às pessoas que tenham: CD ou FG,  sejam coordenadores de cursos ou responsáveis por setores. Na ausência de cargo, a participação é estendida apenas a presidentes de fóruns ou coordenadores de núcleos, ou ainda representantes titulares de docentes e técnicos administrativos no Conselho Superior.

Considerando a previsão de 600 pessoas para participação no evento e que a participação de pessoas sem cargo de gestão será mínima, o formato do evento será muito mais um encontro de gestores. Nada contra o Ifes realizar encontro de gestores, como é inclusive de praxe no cotidiano da instituição, mas considerando o que a temática apresenta e a relevância para a comunidade acadêmica entendemos que o evento deveria ser mais aberto, inclusive com a presença de discentes.

É um equívoco entender que “lideranças” estejam restritas a cargos, assim como é um equívoco entender que servidores em cargos de confiança representem de forma equitativa nossa comunidade acadêmica. Infelizmente o crivo de cargos na instituição reproduz os mesmos preconceitos presentes na sociedade, a exemplo da disparidade representativa nas suas ocupações entre homens e mulheres, ou de  brancos frente às populações negra e indígena. Em nossa leitura deste espaço cabe destacar ainda o uso de nomenclaturas vinculadas ao mundo corporativo que merecem ser problematizadas para um evento que se destina à educação, bem como se a metodologia proposta é capaz de proporcionar, de fato, espaços de trocas e diálogos, uma vez que privilegia o formato de palestra como principal estratégia de comunicação. 

Muitos servidores e servidoras, bem como alunos e alunas têm contribuições e seus lugares de fala a partir de suas trajetórias, de suas vivências e embates no cotidiano da instituição, por isso estariam também legitimados a falar e dizer, ainda que não estejam em cargos. Por isso acreditamos que basta um esforço muito pequeno do Ifes para garantir uma representatividade mais condizente com nossa realidade institucional. “Nada sobre nós sem nós!”

Clique aqui e veja a nota em PDF.

Pular para o conteúdo