Eventos Notícias

14° Escime discute carreira das/os servidoras/es civis que atuam em colégios militares

14° Escime discute carreira das/os servidoras/es civis que atuam em colégios militares

Data: 7 de dezembro de 2022

Sinasefe Ifes marca presença na atividade, que ocorreu em Fortaleza, em novembro

O SINASEFE Nacional realizou, entre os dias  25 e 27 de novembro, o 14º Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (Escime). O evento foi realizado no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE. Além da diretoria, o docente na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (Eames) e técnico no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Antônio Luiz Santana representou a base do Sinasefe Ifes no evento.

Com a participação de dezenas de sindicalizadas/os de várias seções sindicais, o Escime tinha como objetivo fortalecer a organização das/os servidoras/es civis das escolas e colégios militares da base do sindicato. A 14ª edição do encontro teve como tema  “Fortalecendo a luta: por uma educação como prática da liberdade!”, em alusão ao pedagogo Paulo Freire.

O servidor Antônio Luiz Santana avalia que o evento foi proveitoso, embora as realidades das escolas militares e dos institutos federais sejam diferentes. Ele fez uma fala no encontro sobre a importância de assegurar nas escolas militares a liberdade de cátedra às/aos professoras/es civis, que às vezes são pressionados e comparados aos militares. Outro ponto que apresentou foi a necessidade de facilitar a redistribuição das/os professoras/es que querem migrar para os institutos federais.

As/Os encontristas debateram a conjuntura política, a organização sindical, políticas de contratação, assédio, concursos, avaliação funcional, carreiras e projetos educacionais nos Institutos federais, entre outros assuntos relacionados às situações das instituições de ensino vnculadas ao Ministério da Defesa. Também foram feitos relatos das situações problemáticas enfrentadas pelas/os servidoras/es.

Como encaminhamento, foi definido que o SINASEFE vai sistematizar os relatos apresentados em um dossiê que será encaminhado ao governo eleito. Posteriormente, o material será disponibilizado nas mídias sociais do SINASEFE. Durante o encontro, também foi definido que o 15º Escime será realizado na capital do Espírito Santo, Vitória, em novembro de 2023.

Durante o Econtro, também foi constituída a Comissão de Articulação e Negociação, que deve lutar por melhores condições de trabalho e valorização salarial da categoria. O grupo é formado por representantes civis das três forças (Exército, Marinha e Aeronáutica). O professor Antônio Luiz Santana é um dos integrantes, como representante da Marinha do Brasil, para levar as demandas das escolas ao Ministério da Defesa. “Se a gente quer que as coisas mudem é preciso lutar para que isso aconteça”, defende.

Confira fotos do 14º Escime:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo