Notícias

Sinasefe Ifes endossa moção de repúdio do Foneabi sobre decisão da Direção Geral do campus Serra

Sinasefe Ifes endossa moção de repúdio do Foneabi sobre decisão da Direção Geral do campus Serra

Data: 9 de setembro de 2022

Documento pede a recondução do coordenador-geral e da coordenadora adjunta, que foram removidos do Neabi do campus, de forma autocrática. Entenda

O diretor-geral do Campus Serra dispensou e removeu o coordenador-geral e a coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus, de forma autocrática. O Colegiado do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Foneabi) do Ifes publicou uma moção de repúdio sobre a decisão e o Sinasefe Ifes endossa o documento.

Além da remoção, o diretor estabeleceu 40 dias para a eleição da Coordenadoria Geral e Coordenadoria Adjunta do Neabi. A decisão do diretor infringe as Resoluções nº 27 e 28 do Conselho Superior do Ifes e a Política de Educação para as Relações Etnico-Raciais (ERER).

Em um trecho do documento, o colegiado do Foneabi destaca que, “além de todo o impacto causado no referido campus, a decisão autocrática da Direção Geral do Campus Serra evidencia o racismo institucional que se apoia no racismo estrutural presente em nossa sociedade”.

A fim de garantir o estado democrático de direito e a representatividade dos membros, que foram eleitos, o colegiado, de forma unânime, reivindica a recondução do coordenador-geral e da coordenadora adjunta.

Confira abaixo a nota completa:

Clique aqui e confira o PDF da nota.

Pular para o conteúdo