Notícias Seminário

Seção Ifes participa de Seminário de Carreira do Sinasefe Nacional, no Rio de Janeiro

Seção Ifes participa de Seminário de Carreira do Sinasefe Nacional, no Rio de Janeiro

Data: 19 de fevereiro de 2020

 

O risco de perda de autonomia e dos compromissos ético, social e político dos institutos federais e das universidades foram pontos de destaque no encontro

O Sinasefe Seção Ifes esteve presente no 2º Seminário de Carreira do Sinasefe Nacional, realizado entre os dias 7 e 9 de fevereiro, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro-RJ. O evento, que teve como tema “Mobilize-se: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”, contou com a participação de mais de 200 sindicalizadas/os de seções de todas as regiões do país. No total, 16 servidoras/es do Ifes estiveram no evento representando a categoria no Espírito Santo.

Foram realizadas 12 mesas de debates que abordaram questões como a organização da luta das/os trabalhadoras/es em relação às carreiras de docentes e técnico-administrativos da Rede Federal e da educação básica, profissional e técnica; o programa Future-se; a autonomia administrativa, científica e financeira dos institutos federais; as orientações com relação à aposentadoria/previdência; liberdade de cátedra; enquadramento PCCTAE (racionalização, dimensionamento, capacitação, ascensão funcional e avaliação de desempenho); entre outros temas.

Josué Rego da Silva, membro do GT PCCTAE da Seção Ifes e intérprete de Libras do campus Serra, ressaltou o fortalecimento que o evento promoveu para a mobilização da categoria. “Voltamos para as bases com gás para contribuir no engajamento das/os trabalhadoras/es do Ifes. Diante de tantas ameaças de ainda mais perdas de direitos, precisamos alertar as/os colegas de que os ataques não vão parar com a Reforma da Previdência. Estão previstos muitos outros cortes, por exemplo, nas progressões e na autonomia dos institutos”.

Além de Josué Rego da Silva, participaram do seminário Adenilson Guasti Castro (coordenador geral da Seção Ifes); Clério Lucas Guaitolini (campus Serra); Cristina Mota Damasceno (diretora da Seção Ifes); Elias Mattiuzzi Pereira (campus Vila Velha); Enos da Cunha (campus Vitória); Italo Severo Sans Inglez (campus Vitória); Julio Cesar Bello (campus Vitória); Levi de Castro Ramos (campus Colatina); Lucia Helena Pazzini de Souza (coordenadora geral da Seção Ifes); Manoel Tadeu Alves dos Santos (coordenador geral Seção Ifes); Norma Pignaton Recla Lima (diretora da Seção Ifes); Roberto Wallace Viana (campus Serra); Sérgio Taquini (campus Viana); Wagner Scopel Falcão (campus Serra); e Weverton Pereira do Sacramento (diretor da Seção Ifes). Um ônibus foi fretado para o transporte das/os participantes.

O evento contou, ainda, com a participação do servidor do Ifes Aliomar da Silva, que integrou a organização do Seminário; além do advogado do Sinasefe Seção Ifes Adriano Moraes, que foi como palestrante. Os dois participaram à convite do Sinasefe Nacional.

Destaques

O ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher, esteve no Seminário e fez uma reflexão sobre o programa Future-se. “Este projeto vem sendo encaminhado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem o objetivo de refuncionalizar as nossas universidades e os institutos federais. Deixariam, portanto, de ser espaços autônomos e com compromisso ético, com compromisso social e político, para se tornarem organizações do capitalismo independente”.

Teve destaque, ainda, a palestra de abertura com o tema “Relações de trabalho: passado, presente e futuro”, proferida por Gaudêncio Frigotto, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ele destacou a natureza dos institutos federais, nascidos de uma engenharia política. “Os institutos representam o que existe de melhor na política pública de educação na história do Brasil no ensino médio, mesmo com todos os problemas que enfrentam”.

Ainda de acordo com Gaudêncio Frigotto, o formato dos institutos é o que temos de maior também na política de interiorização de ensino. “Está no Acre, está no Rio, está no interior do nordeste”.

Pular para o conteúdo