Encontros

Seção Ifes participa do 13º ESCIME e Espírito Santo é escolhido para sediar a próxima edição do evento

Seção Ifes participa do 13º ESCIME e Espírito Santo é escolhido para sediar a próxima edição do evento

Data: 23 de setembro de 2019

Representante capixaba integra uma comissão que negociará com o Ministério da Defesa. Próximo Encontro Nacional, que acontecerá no ES, está previsto para agosto ou setembro de 2020

 

 

 

O Sinasefe Seção Ifes participou do 13º Encontro Nacional dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME), realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, entre os dias 13 e 15 de setembro. O evento pautou temas como carreira, assédio moral, ataques à Educação Pública e o desmonte da Previdência, além de ter promovido atividades culturais.

Estiveram no evento, representando o Espírito Santo, a coordenadora-geral do Sinasefe Seção Ifes Lucia Helena Pazzini de Souza, o coordenador de Formação Sindical, Carlos Alberto Firmino dos Santos, e o servidor sindicalizado Antonio Luiz Sant’ana, professor de Tecnologia na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) e técnico-administrativo do campus Vitória do Ifes.

Antonio Luiz Sant’ana, que leciona em uma escola vinculada ao Ministério da Defesa, a EAMES, ressaltou que o evento é importante porque proporciona uma visão geral de todas as escolas nessa situação. “Visualizamos os problemas comuns a partir das particularidades de cada escola e de cada força (Exército, Marinha e Aeronáutica). A partir disso, conseguimos promover um debate sobre o que é mais importante e pensar em soluções conjuntas para diversas questões”, explicou.

A escolha do Espírito Santo como estado sede do próximo encontro foi feita por meio de votação. O campus que receberá o evento, que tem previsão de realização em agosto ou setembro de 2020, ainda será definido.

Negociação

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, uma comissão foi eleita para negociar com o Ministério da Defesa os encaminhamentos deliberados durante o evento. O grupo é formado por oito trabalhadoras/es, sendo quatro mulheres e quatro homens. Cada força (Exército, Marinha e Aeronáutica) tem um representante entre as mulheres e um entre os homens e as/os outras/os duas/os servidoras/es são técnicos-administrativos. Antonio Luiz Sant’ana foi eleito para integrar a comissão.

Um documento – produzido a partir das discussões, mesas e palestras do evento – será encaminhado para o Ministério da Defesa informando sobre as deliberações dos participantes do Encontro.

Pular para o conteúdo