Controle de Frequência

Sinasefe Ifes protocola pedido de suspensão do novo modelo de controle de frequência do instituto

Sinasefe Ifes protocola pedido de suspensão do novo modelo de controle de frequência do instituto

Data: 16 de agosto de 2019

A diretoria do sindicato questionou junto à reitoria, por meio de ofício, os problemas que o atual Sistema Integrado de Gestão (SIG-Ifes) vêm apresentando

O novo ponto eletrônico, implantado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no dia 1º de julho, já apresenta dúvidas e questões que atrapalham o exercício profissional do/a servidor/a público/a.

Ciente dos problemas enfrentados pela categoria, o Sinasefe Ifes protocolou um ofício junto à reitoria do instituto solicitando a suspensão do novo sistema, chamado de Sistema Integrado de Gestão (SIG-Ifes), até que os ruídos sejam sanados.

O documento chama atenção para a indisponibilidade do sistema das 11 às 14 horas, a falta de estrutura para o devido funcionamento do controle de frequência, o modelo inadequado à natureza das atividades dos/as servidores/as que não considera as peculiaridade dos diversos campi, entre outros.

Treinamento efetivo

Além de apontar os problemas enfrentados no dia-a-dia, o documento reforça que a gestão do Ifes deve disponibilizar cursos de treinamento para o servidor, para que ele possa operar o sistema devidamente.

Sendo que, os diversos problemas apontados podem colocar o/a servidor/a numa condição de fragilidade, pelo fato dele/a não conseguir registrar suas atividades. E isso pode acarretar em suspensão ou corte de pagamento, abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), entre outras questões.

O diretor da Coordenação de Pessoal Segmento Docente do Sinasefe Ifes, Thalismar Matias Gonçalves, pontuou que o sindicato sempre mostrou preocupação quanto a implantação do novo modelo.

“Desde as reuniões com a comissão para implantação deste sistema, o Sinasefe Ifes vem pautando a preocupação sobre esse novo ponto eletrônico, no sentido de engessar o cotidiano do trabalho”, disse Thalismar.

Com isso, a diretoria reafirma a necessidade de que sejam adotadas todas as medidas cabíveis visando a regularização do SIG-IFES.

Clique aqui e acesse o ofício.

Pular para o conteúdo