Senado aprova aposentadoria integral para servidores(as) aposentados por invalidez
Data: 21 de março de 2012
O Senado aprovou na última terça-feira (20), em sessão extraordinária, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2012. A PEC assegura ao servidor(a) público que tenha ingressado na carreira até 31 de dezembro de 2003 o direito de se aposentar por invalidez com proventos integrais e garantia de paridade.
Com a aprovação da proposta, o servidor(a) público poderá receber proventos equivalentes à sua última remuneração, conforme a proposta, que determina vinculação permanente entre proventos de aposentados(as) e a remuneração da ativa, com extensão aos inativos(as) de todas as vantagens concedidas aos ativos(as).
A PEC determina que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, com suas respectivas autarquias e fundações, procedam, no prazo de 180 dias da entrada em vigor da emenda, a revisão das aposentadorias e pensões delas decorrentes, concedidas a partir de 1º de janeiro de 2004.
O Sinasefe Seção Ifes orienta aos servidores(as) que se enquadram na PEC 5/2012 a procurarem a Assessoria Jurídica do Sindicato para esclarecer qualquer dúvida referente ao assunto.
Com informações da Agência Senado.