Em assembleia geral, categoria aprova Código Eleitoral referente às eleições do sindicato

Data: 9 de dezembro de 2020

Votação será no dia 3 de fevereiro de 2021, das 9h às 17h, de forma virtual

Na tarde dessa terça-feira, 8, a categoria aprovou, por unanimidade, em assembleia geral extraordinária, o Código Eleitoral do Sinasefe Ifes referente às eleições do sindicato (2021-2023). Conforme o código, as eleições acontecerão no dia 3 de fevereiro de 2021, das 9h às 17h, de forma virtual.

A votação será virtual devido à pandemia de Covid-19. A empresa BisaWeb Tecnologia de Informação foi contratada pelo sindicato para fornecer a plataforma de votação e todo o acesso da categoria, como logins e senhas. As informações de acesso serão enviadas para o e-mail do filiado e da filiada um dia antes da votação. É importante estar com os dados junto ao sindicato atualizados.

Para votar, é preciso estar em dia com obrigações sindicais e ser filiado ao Sinasefe Ifes há pelo menos 30 dias antes do pleito.

Conforme o Código Eleitoral aprovado pela categoria, as inscrições de chapas acontecerão de 16 a 28 de dezembro de 2020, das 9h às 14h, de duas formas: presencial, na sede do sindicato, e virtual, por meio do e-mail: [email protected].

Durante a assembleia, um dos pontos discutidos pela categoria foi justamente o período para inscrição de chapas. Inicialmente, a Comissão propôs que as inscrições fossem feitas de 16 a 18 de dezembro, mas a categoria concordou em ampliar este período até o dia 28 de dezembro. E com isso, a campanha eleitoral será diminuída em 10 dias.

Por conta dessa e de outras mudanças, o Código Eleitoral está sendo finalizado pela Comissão Eleitoral e em breve será divulgado. O calendário eleitoral também está sendo finalizado. A Comissão Eleitoral foi criada na última assembleia presencial do sindicato, em 4 março de 2020.

Vale ressaltar que o mandato da atual direção foi prorrogado até o dia 28 de fevereiro, em função da pandemia de Covid-19.

Informes à categoria

Durante a assembleia, ainda foram feitos informes à categoria, como a ida de representantes do Sinasefe Ifes a Brasília para participar do Dia Nacional de Luta, que acontecerá na capital federal e em todo o país nesta quinta-feira, 10. Além disso, houve informe sobre a portaria que prevê o retorno presencial em março, em que a diretoria e a comissão de mobilização deverão pensar ações para discutir com a base. E também um evento que a comissão de mobilização fará no dia 16 de dezembro, às 19h, para discutir o ensino híbrido no Ifes. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o evento.