Sinasefe Ifes manifesta solidariedade à professora da Ufes Jacyara Paiva, que corre o risco de exoneração
Data: 12 de janeiro de 2024
O sindicato manifesta sua irrestrita solidariedade à docente e companheira de luta
O Sinasefe Ifes tomou ciência da tentativa de exoneração da professora Jacyara Paiva, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O sindicato manifesta sua irrestrita solidariedade à docente e companheira de luta, bem como espera que a Reitoria da instituição mantenha Jacyara nos quadros da Universidade.
O pedido de exoneração partiu de um parecer da Procuradoria Federal da Ufes, divulgado em dezembro de 2023, que apontou pela exoneração da docente, após a Justiça determinar que a decisão caberia à Universidade. Isso porque Jacyara tomou posse em 2017 em meio a um embate jurídico com a Ufes.
Em 2018, tanto a reitoria quanto o departamento da Ufes, ao qual Jacyara está vinculada, já haviam manifestado o interesse pela permanência da professora e o arquivamento da ação, transitada em julgado em 2021.
Jacyara é conhecida nacionalmente pela qualidade de seus trabalhos e por sua atuação acadêmica, bem como por sua militância no movimento negro no Espírito Santo. Até dezembro de 2023, foi vice-presidenta da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) e atualmente é 2ª secretária da Regional Leste do Andes-SN.
O Sinasefe Ifes reforça sua solidariedade à Jacyara Paiva e espera que a Ufes mantenha a docente nos quadros da Universidade.
Jacyara fica! O povo negro fica!