Categoria decide não aderir à paralisação dos dias 15 e 16 de Outubro
Data: 10 de outubro de 2024
Em assembleia realizada no dia 9 de outubro de 2024, a categoria decidiu não aderir à paralisação nacional prevista para os dias 15 e 16 de outubro, a paralisação foi mobilizada pela direção do Sinsefe, com o objetivo de cobrar o cumprimento efetivo dos acordos provenientes da greve deste ano. No entanto, a seção sindical informou que os campi terão liberdade para organizar manifestações ou atividades alternativas, caso desejem, contando com o apoio da entidade.
A decisão de não aderir à paralisação nacional foi tomada principalmente porque a maioria dos campi ainda está em processo de reposição das aulas referentes à última greve, cumprindo os acordos firmados para regularizar o calendário acadêmico. Além disso, o curto prazo para organizar a paralisação também influenciou a decisão. A orientação do Sinasefe Ifes é para que os campi realizem manifestações locais, se assim desejarem, desde que isso não prejudique o calendário vigente com novas paralisações. Os campi que optarem por realizar essas atividades e precisarem de apoio podem entrar em contato diretamente com a diretoria do sindicato.
A reunião ocorreu de forma virtual pela plataforma Webex e contou com a presença de servidores de diversas unidades. A categoria, ao não aderir oficialmente à paralisação, mantém uma postura de respeito à autonomia dos campi e reforça seu compromisso com o diálogo e o apoio às manifestações que surgirem localmente.
Além da questão da paralisação, outros temas foram discutidos, como a eleição de Flávia Cândida do Nascimento de Souza como delegada da Base para a 197ª Plenária Virtual do Sinasefe, marcada para o dia 13 de outubro.