Greve Notícias

Sindicato entrega pauta de reivindicações ao reitor

Sindicato entrega pauta de reivindicações ao reitor

Data: 17 de abril de 2024

Reunião ocorreu nesta terça-feira, 16

GREVE | Em reunião, o Sinasefe Ifes entregou a pauta local de reivindicações ao reitor. O encontro ocorreu nesta terça-feira,16, na Reitoria do Ifes, em Vitória, pela manhã. A pauta tem 10 pontos, entre estes a alimentação estudantil e o processo de remoção de trabalhadoras/es.

A diretoria do Sindicato leu a pauta ao reitor, Jadir Pela, durante o encontro. O gestor se mostrou favorável aos pontos apresentados pela Seção Ifes, mas ressaltou que precisará avaliar cada uma das reivindicações e discutir junto à gestão do Instituto sobre as possibilidades dos pedidos.

A pauta de reivindicações foi aprovada pela categoria em Assembleia Geral no dia 11 de abril, em um encontro realizado de forma híbrida. Com o movimento paredista, além das reivindicações nacionais, a pauta local é importante pois são as demandas próprias das/os trabalhadoras/es do Instituto Federal do Espírito Santo. Confira abaixo as reivindicações.

“Foi uma discussão muito produtiva, o reitor recebeu bem as nossas reivindicações e deixamos agendado para o dia 26 de abril uma nova reunião para a devolutiva da Reitoria sobre a pauta, bem como sobre os serviços essenciais, que é uma grande demanda da nossa categoria”, explica a diretora Marilucia Mattos sobre a reunião.

Após a reunião, o sindicato protocolou a Pauta de Reivindicação, via Ofício, na Reitoria.

Mobilização! Esta semana ocorre, em Brasília, a Jornada de Lutas “Não aceitaremos 0% de reajuste”. As ações ocorrem até o dia 18. Nesta quarta-feira, 17, será realizada a Marcha das/os Servidores Públicos Federais, e o Sinasefe Ifes, bem como outros sindicatos do Espírito Santo, enviou uma caravana para a capital federal para marcar a luta. O Sinasefe Ifes convoca os Comandos Locais de Greve a realizarem atividades nestes dias para fortalecer a luta.

Mobilize-se. Some forças à luta! Acompanhe o Sinasefe Ifes nas redes sociais e saiba mais sobre o movimento.

Pauta local definida em Assembleia da Seção Sinasefe-Ifes em 11/04/2024

1 – Pelo cumprimento da lei nº 11.947, de 16 de junho  2009 que garante o direito à alimentação escolar dos estudantes da educação básica e oferta de alimentação para os estudantes do ensino superior;

2 – Maior transparência na distribuição da força de trabalho e de recursos  na instituição, sobretudo nos recursos ordinários tais como: da assistência estudantil, monitoria, contratação de pessoal terceirizado e despesas correntes. Que esse tipo de distribuição seja realizada com aprovação no Conselho Superior do Ifes, instância de maior legitimidade e representatividade do Ifes para este fim;   

3 – Pelo cumprimento integral da Resolução do Conselho Superior n° 62/2019, que prevê que em seu artigo 25º que prevê 100% as vagas desocupadas devem entrar no edital de remoção;

4 – Inserção de uma representação no conselho superior destinada à nossa entidade sindical;

5 – Pelo fim da exigência de grandes deslocamentos dos servidores(as) para realização de perícias médicas, realidade que incide principalmente nos Campi do interior. Solicitamos que a perícia seja feita online ou que outros órgãos da federação sejam envolvidos, possibilitando a realização dos procedimentos mais próximos do Campus do(a) servidor(a);

6 – Pela não aplicação das instruções normativas  SRT/MGI nº 49, de 20 de dezembro de 2023; e 54, de 20 de maio de 2021 tendo em vista a inconstitucionalidade de ambas que ferem diretamente o direito de greve. Além disso, as instruções buscam cumprir um papel regulamentador do direito de greve, na ausência de lei específica para este fim,  o que não cabe ser feito por este tipo de instrumento. 

7 – Eleição de forma direta para representação de docentes e técnicos administrativos no Conselho Superior.

8 – Que os processos de remoção e de concurso respeitem áreas/disciplinas do conhecimento suspendendo a junção de diferentes perfis docentes, à exemplo do que ocorre em perfis de filosofia/sociologia e inglês/português, os perfis “híbridos”.

9 -Que seja criada uma tabela de equivalência anexa à resolução 62/2019, com base na formação acadêmica, para equiparar professores que ingressaram no instituto através de editais de perfis híbridos e os de perfis únicos, a fim de que os docentes tenham segurança em sua atuação em sala de aula e igualdade de condições para se posicionarem nos processos de remoção.

10 – Prioridade na recomposição das equipes mínimas nos respectivos setores que trabalham diretamente com  a Política de  Assistência Estudantil, considerando a importância da PAE e dos auxílios para a permanência e êxito estudantil;

Pular para o conteúdo