Atos e Manifestações Lutas Notícias Notícias do Sindicato

Sinasefe Ifes nas ruas e na luta pelos direitos das mulheres!

Sinasefe Ifes nas ruas e na luta pelos direitos das mulheres!

Data: 8 de março de 2024

Sindicato somou forças ao ato presencial pelo Dia Internacional da Mulher, em Vitória

O Sinasefe Ifes participou do ato do 8M – Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira, 8. A atividade, organizada pelo @8m_espiritosanto do qual o sindicato faz parte, reuniu entidades sindicais e sociais, indígenas, mulheres e homens do campo e da cidade.

O ato denunciou a violência contra as mulheres, o sistema capitalista e a exploração inconsequente dos recursos naturais, o patriarcado e o machismo. As manifestantes também cobraram políticas públicas mais eficazes para a segurança, para o trabalho e para a vida das mulheres.

Segundo a coordenadora do Sinasefe Ifes, Marilucia dos Santos Mattos, é importante destacar a potência da participação de tantas mulheres no ato, para mostrar que o lugar das mulheres também é na luta, reivindicando e lutando pelos seus direitos.

“O ato de hoje foi maravilhoso, foi um ato muito bonito, mostrando muita diversidade. E é um ato importantíssimo no contexto que a gente tem no nosso país, principalmente no nosso Estado, quando a gente para e avalia a situação das mulheres. Então a gente está ali, mostrando a nossa força, lutando por direitos, pela vida das mulheres, contra a violência, contra as opressões. Mostrando para a sociedade que a gente pode superar todas essas adversidades. E é muito importante que o Sinasefe, como sindicato e movimento social, participe dessa luta. Fiquei muito feliz com a nossa participação e com toda a diversidade que foi mostrada”, avaliou Marilucia.

Para ela, foi a oportunidade de estar ao lado de diversas outras entidades sindicais, mulheres e líderes sindicais. “Que isso fique como um exemplo pra nossa base, para que as mulheres tenham mais participação e que as pautas levantadas no ato também fiquem como um recado para a nossa sociedade, de que as mulheres vão seguir em luta pelas suas vidas, pelos nossos direitos, porque a gente não vai se calar”, concluiu a coordenadora do Sinasefe Ifes.

Camiseta de luta!
Além de participar do ato, o Sinasefe Ifes também produziu uma camiseta especial com a frase: 8 de março – Dia Internacional da Mulher – Somos muitas, somos múltiplas e na luta não estamos mais sós. A camiseta foi distribuída para mulheres da base do sindicato que a vestiram nos locais de trabalho nesta sexta-feira, 8, e enviaram imagens para serem divulgadas pelo sindicato. Confira!

Pular para o conteúdo