Atos e Manifestações Notícias Notícias do Sindicato

Jornada de Mobilização do Fonasefe: 28 a 31/08

Jornada de Mobilização do Fonasefe: 28 a 31/08

Data: 23 de agosto de 2023

A Jornada foi convocada em virtude da necessidade de aumentar a pressão contra o Governo Federal para o processo negocial da Campanha Salarial 2024

As/Os servidoras/es públicas/os federais vão intensificar as lutas por recomposição salarialreestruturação das carreiras e equiparação dos benefícios. De 28 a 31 de agosto, será realizada pelo Fonasefe uma Jornada de Mobilização, que comportará a 183ª PLENA do SINASEFE (híbrida) no dia 29 de agosto e culminará com um Ato Nacional em Brasília-DF, no dia 30 de agosto!

A Jornada de Mobilização do Fonasefe de 28 a 31/08 foi convocada em virtude da necessidade de aumentar a pressão contra o Governo Federal nesta “fase final” do processo negocial da Campanha Salarial 2024.

Programação da Jornada

  • 28/08 (segunda-feira): Atividades nos Estados e no Distrito Federal;
  • 29/08 (terça-feira): 183ª Plenária Nacional do SINASEFE (Brasília-DF e Zoom);
  • 30/08 (quarta-feira): Ato em Brasília-DF – 9 horas – Espaço do Servidor (Esplanada dos Ministérios);
  • 31/08 (quinta-feira): Atividades nos Estados e no Distrito Federal.

PLOA 2024

Em 31 de agosto, o Governo Lula apresentará o seu Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2024.

Neste texto, as entidades classistas do serviço federal cobram que estejam as verbas necessárias para reestruturar as carreiras, equiparar os auxílios e atender a demanda da recomposição salarial do funcionalismo público.

Negociação

Na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada em 10 de agosto, o Governo Federal não apresentou nenhum índice de reajuste para as/os servidoras/es – que protocoloram o pedido de recomposição salarial em 6 de julho.

Nas três reuniões que se sucederam ao protocolo do pedido (em 11/07, em 25/07 e em 10/08), o que o Governo fez foi “jogar para frente” a resposta às/aos servidoras/es.

A resposta não veio: não foi apresentado índice e nem contraproposta. Por isso, em encontro realizado em 18/08 entre representantes do Fonasefe, do Fonacate e das Centrais Sindicais com José Lopez Feijóo, atual secretário de Gestão de Pessoas e Relação do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi dado um prazo até 24 de agosto para que o Governo Federal responda as reivindicações do Fonasefe.

Vamos à luta

Agora é hora de mobilizar as bases por melhores condições de vida, melhores condições de trabalho, salários dignos e reconstrução de carreira.

O SINASEFE convoca todas as suas seções sindicais à construção da Jornada de Mobilização do Fonasefe de 28 a 31/08 e a estarem em Brasília-DF na 183ª PLENA de 29/08 e no Ato Nacional de 30/08.

O calendário está posto e a luta está dada. Vamos à luta!

Fonte: SINASEFE.

E atenção, base! A Assembleia Geral Extraordinária do Sinasefe Ifes é nesta sexta, 25, às 19h (primeira chamada). O sindicato reforça que a participação de todas/os é de extrema importância. Confira a pauta:

1) Informes;
2) Eleição de delegada/o para a 183ª Plena do SINASEFE (formato híbrido);
3) Escolha das/os representantes que participarão da Jornada de Mobilização do Fonasefe, em Brasília, no dia 30/08.

A reunião será virtual, pela plataforma Cisco Webex. Confira o link! 

É hora de mobilizar! Participe!

Pular para o conteúdo