Notícias

Carreiras e conjuntura são tema de debate com coordenadora-geral do SINASEFE Nacional

Carreiras e conjuntura são tema de debate com coordenadora-geral do SINASEFE Nacional

Data: 23 de maio de 2023

Evento foi realizado de forma híbrida, no dia 19 de maio

Na sexta-feira, 19, o Sinasefe Ifes realizou um debate com Elenira Oliveira Vilela, coordenadora-geral do SINASEFE Nacional. Na pauta foram discutidas questões como carreira, conjuntura e mobilização. A atividade ocorreu de forma híbrida. A base participou pela plataforma Cisco Webex e também presencialmente, na sede do sindicato, em Jucutuquara.

O debate foi mediado pelo diretor Marcus Podestá. “No balanço geral, a gente tem uma conjuntura mais favorável do que foram esses últimos quatro anos de governo Bolsonaro, mas a categoria precisa, agora, mais do que nunca, voltar às suas mobilizações. Embora a gente tenha uma pequena melhora, conseguimos um reajuste ainda este ano. A conjuntura geral não é uma conjuntura que nos favorece em relação ao que a gente tem como perspectiva”, avalia Podestá sobre a atividade e sobre a luta.

O diretor também destacou que o debate foi muito positivo, e agradeceu à direção nacional, na figura da coordenadora-geral Elenira.

Elenira respondeu aos questionamentos da base sobre carreira, como o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competência), a jornada de trabalho, conjuntura, análises, entre outros. “Foi um debate bem proveitoso, porque a gente pôde discutir questões gerais da carreira, algumas questões históricas, de como nós chegamos até aqui, na situação do RSC, da carreira, da jornada de trabalho, debater fundamentos sobre os impactos do Programa de Gestão, o EaD no ensino médio e até o arcabouço fiscal”, destaca Elenira, sobre os assuntos debatidos na atividade.

“Quando a base pergunta, é importante porque a gente tem um leque muito grande de ansiedades, de necessidades, e pode explicar, e o formato foi bom porque deu para aprofundar alguns temas. Não ficou tão quadrado, porque às vezes a gente tem pouco tempo para explicar as coisas. E teve uma boa participação”, avalia a coordenadora-geral do SINASEFE Nacional, ressaltando o formato do evento: as/os trabalhadoras/es faziam perguntas sobre temas variados.

Mobilização
Elenira reforçou a importância da mobilização, e defendeu, para a discussão da carreira, a luta pela abertura das mesas setoriais com o Governo Federal. Apesar das negociações com a Mesa Permanente, é necessário que sejam abertas as mesas para discutir os assuntos específicos das carreiras.

“A gente vai debater a carreira, mas temos que fazer a luta para conquistar a mesa setorial. Se não, a gente vai ter uma carreira bonita no papel mas não tem com quem negociar”, frisa.

Sobre a mobilização, a coordenadora-geral avalia que é necessário priorizar e escolher as lutas, para que não haja descompasso. “Temos que aprender, ao mesmo tempo, priorizar e saber escolher o que é mais necessário em relação também ao que é mais possível. Não adianta a gente querer o céu”, afirma.

“É importante ressaltar a necessidade das pessoas se mobilizarem. Vai ter GT Carreira local, para depois participar do nacional, debate do comitê da reforma do novo ensino médio, do ato no dia 24, contra o arcabouço fiscal. Muita mobilização. E tudo que a gente conquistou até aqui foi com muita luta, muita mobilização, muita organização para essa luta”, frisa Elenira.

Esta semana, iniciando nesta segunda-feira, 22, o Sinasefe Ifes realizará reuniões regionais para discutir as carreiras TAE e docente, bem como a situação das/os aposentadas/os. Nos dias 14, 15 e 16 de junho serão feitas as discussões no GT de Carreira Nacional. E nos dias 17 e 18 junho, será realizada a 181ª Plena do SINASEFE Nacional.

Clique aqui e saiba mais sobre as reuniões regionais. Participe dos debates! 

Pular para o conteúdo