Assembleia Notícias

Assembleia Geral do Sinasefe Ifes rechaça proposta de 7,8% de reajuste salarial e defende a continuidade das negociações

Assembleia Geral do Sinasefe Ifes rechaça proposta de 7,8% de reajuste salarial e defende a continuidade das negociações

Data: 3 de março de 2023

Base também defendeu que a mobilização pela reposição salarial justa. Confira

Na quarta-feira, 1º de março, em assembleia geral, a base do Sinasefe Ifes aprovou que os delegados da base do sindicato defendessem a luta, durante a 179ª Plena do SINASEFE Nacional, pelo reajuste salarial de 13,5%, rechaçando os 7,8% proposto pelo Governo Federal.

Além da deliberação, a base do sindicato definiu que fosse defendida a alteração da fonte dos recursos dos auxílios para o aumento salarial, bem como a continuidade da mesa de negociação em 2024 e a abertura das negociações setoriais. A 179ª Plenária ocorreu nesta sexta-feira, 3.

Entenda! No dia 16 de fevereiro, após a primeira rodada de negociação, o Governo Federal propôs o reajuste de 7,8% nos salários das/os servidoras/es públicos federais, de forma linear, e 43,6% (R$ 200) de reajuste no auxílio-alimentação. O percentual proposto, conforme avaliou a assembleia, está muito aquém dos 26,94% reivindicados inicialmente pelas entidades representativas das/os servidoras/es públicos federais. A base também defendeu a continuidade da forma como o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) têm feito nas mesas de negociação com o governo.

A base também defendeu que a mobilização pela reposição salarial justa continue, bem como sejam reforçadas as outras pautas, como o revogaço das medidas de governo anteriores, que atacam a Educação e o Serviço Público.

O servidor Italo Severo Sans foi eleito, durante a assembleia, como delegado para participar da 179ª Plena do SINASEFE. Como observadoras/es, foram eleitas/os Samanta Lopes Maciel, Marcus Podestá, Roberto Wallace, Thais Antunes e Denise da Silva Lemos. Pela direção, foi escolhido o diretor Reginaldo Flexa Nunes.

8 de março em Vitória
Durante a assembleia, também foi defendida a importância da participação da categoria no ato do 8 de março que será em Vitória. Haverá uma marcha com o tema “Pela vida das mulheres: por direitos, derrotar os fascistas”. A atividade terá início às 14h e faz parte do Mês de Luta das Mulheres.

Na assembleia, a base aprovou que o sindicato ressarça o deslocamento (conforme prevê a Resolução 001/2019) das companheiras que virão, do interior do Estado, à capital, para participar do #8M.

Recomposição do GT PCCTAE
A base do sindicato, reunida em assembleia geral, também aprovou a recomposição do Grupo de Trabalho (GT) PCCTAE do sindicato. Foram referendados os nomes das/os integrantes que já participavam do GT: Roberto Wallace Viana, Aliomar da Silva, Ítalo Severo Sans Inglez , Lucia Helena Pazzini de Souza, Norma Pignaton Recla Lima Wagner Scopel Falcão, Sergio Taquini, Josue Rego da Silva, Enos da Cunha, Simone Izoton Nascimento da Silva, Paola Angélica Dias dos Santos e Bruno Giordano Rosa.

A assembleia também aprovou a inclusão no GT PCCTAE das/os seguintes servidoras/es: Carlos Alberto Firmino dos Santos, Elias Mattiuzzi Pereira, Thais de Melo Antunes Rohr, Ana Paula Brasil e Rogeria Gomes Belchior. Além disso, foi removido do GT o servidor Eduardo Sofiate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo