Eleição eleições sindicais Notícias Notícias do Sindicato

Assembleia Geral do Sinasefe Ifes elege delegação para o 2º ENNIQ

Data: 6 de fevereiro de 2023

Reunião também define delegada e observadoras para participar da 178ª Plena do SINASEFE Nacional

Na quinta-feira, 2, em assembleia geral virtual, a base do Sinasefe Ifes aprovou o envio de uma delegação com 15 pessoas para participar do 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ), que será realizado de 22 a 26 de março de 2023, em Maceió (AL). Na oportunidade, também foram escolhidas/os as/os delegadas/os e suplentes que participarão da atividade.

A assembleia geral de quinta também elegeu a delegada pela base Marlucia dos Santos Mattos, para participar da 178ª Plena do SINASEFE Nacional. O diretor Clerio Lucas Guaitolini será o delegado pela direção do Sinasefe Ifes. A base também referendou os nomes de Ana Paula Brasil e Lúcia Helena Pazzini de Souza como observadoras na atividade. A Plena será realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2023, no San Marco Hotel, em Brasília-DF.

A/O delegada/o  e as observadoras defenderão, na Plena, o posicionamento aprovado pela assembleia geral virtual de quinta. Na oportunidade, foram feitas diversas análises de conjuntura, como a campanha salarial 2023, a defesa da educação e as revogações da Reforma Trabalhista e do Novo Ensino Médio. Confira os encaminhamentos após as discussões:

• Defender uma reposição mínima para a recomposição salarial dos servidores públicos federais, relacionada às perdas salariais;
  • Reconhecer e defender a necessidade de recomposição salarial mais específica a longo prazo para os TAEs, tendo em vista a disparidade entre TAEs e Docentes; Incluindo a defesa do RSC para TAEs e a racionalização do PCCTAE;
  • Defender a punição de todos envolvidos nos atos terroristas do dia 08/01/2023, sem anistia para os golpistas, incluindo os militares;
  • Defender a revogação da Reforma do Ensino Médio – não à reforma Administrativa, revogação da Reforma da Previdência.

Durante a assembleia, a tesouraria do sindicato também destacou que enviará um relatório a/o delegada/o e às observadoras que irão à Plena com a Avaliação do Planejamento Orçamentário do SINASEFE Nacional. Clique aqui e confira a pauta da Plena.

2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ)
O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) será realizado de 22 a 26 de março de 2023, no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió-AL, tendo como seção anfitriã o Sintietfal. O tema do evento será “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”.

Na assembleia, foram escolhidos 11 nomes de pessoas que se autodeclaram negras/os e uma pessoa que se autodeclara indígena. Além dessas/es representantes, três integrantes do GT de Diversidade do Sinasefe Ifes participarão da atividade, totalizando 15 delegadas/os, sendo 7 homens e 8 mulheres.

São elas/es:
Flavia Candida do Nascimento de Souza;
Glaudertone Andrade de Barcellos;
Ítalo Severo Sans Inglez;
Ivan Almeida Rozario Junior;
Krissia Alecrim Carvalho Costa;
Levi de Castro Ramos;
Manoel Alves dos Santos;
Maria da Penha Xavier Araujo;
Maria do Carmo Freitas Nascimento;
Maura Candida dos Santos Bomfim;
Nanine Renata Passos dos Santos Pereira;
Poliane dos Passos Almeida;
Roberto Wallace Viana;
Wania Gomes Colodett;
Weverton Pereira do Sacramento.

Também foram definidas as/os suplentes. A suplência das mulheres: Patrícia Soares Andrade, Lúcia Helena Pazzini de Souza, Cibelle Zanforlin Cesconetto Toresani e Sheila Siqueira da Silva e o suplente masculino: Edilson Marcolino Nogueira.

A programação do ENNIQ conta com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, um dia de viagem (visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ou à Aldeia Mata da Cafurna) além de debates em quatro grupos de trabalho. As inscrições estão abertas até 16/02.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.