Movimento Movimentos Sociais Uncategorized

Conheça Lula Rocha, referência na luta antirracista no Estado do Espírito Santo

Conheça Lula Rocha, referência na luta antirracista no Estado do Espírito Santo

Data: 21 de novembro de 2022

Lula se consolidou como um dos maiores ativistas da luta contra o racismo no Estado

Luiz Inácio Silva Rocha, o Lula Rocha, recebeu esse nome em homenagem ao líder sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é uma referência na luta antirracista no Espírito Santo e também marcou a luta pelos direitos humanos e pela justiça social, bem como pela Educação e pela Cultura. Neste Mês da Consciência Negra, o Sinasefe Ifes resgata histórias de personalidades como Lula Rocha, demarcando a importância delas para a luta contra o racismo e por um país mais justo.

A frase que ilustra o card desta postagem foi dada por Lula em uma entrevista ao portal de notícias Século Diário. Na reportagem, ele comentava sobre o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), que completava 15 anos, à época da entrevista, em 2020. O programa é uma iniciativa do Governo Federal com colaboração do governo estadual.

“O racismo estrutural faz com que os negros estejam no risco iminente de morte. Que bom que existem esses mecanismos para minimizar esse número de óbitos, mas também é preciso haver políticas públicas de combate à desigualdade, de garantia de direitos para que os negros não tenham necessidade de acessar esse mecanismo”, disse, em sua fala completa, à reportagem do Século Diário.

Lula era assim. Incansável na luta antirracista, até o seu falecimento, em 2021, aos 36 anos. Entre as organizações que atuou, Lula foi coordenador-geral do Centro de Apoio aos Direitos Humanos e do Círculo Palmarino, e também coordenador do Fórum da Juventude Negra do Espírito Santo, entre outras. Na educação, coordenou a Rede de Cursinhos AfirmAção, que luta pela democratização do Ensino Superior.

Cultura e Samba! Além de atuar na frente política, Lula Rocha também foi uma figura importante no Carnaval de Vitória, sendo um dos fundadores do Bloco Afro Kizomba. Foi também ritmista da escola de Samba Piedade, bem como integrou a bateria da Pega no Samba.

Por sua história e sua luta, Lula Rocha, presente, hoje e sempre!

Neste mês de novembro, o Sinasefe Ifes resgata histórias de personalidades como Lula Rocha. A primeira personalidade foi Zacimba Gaba, a princesa guerreira que libertou negros escravizados no Norte do Estado. O sindicato também produziu uma matéria especial sobre a atuação de servidores nos Neabis do Ifes. Confira e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo