Notícias

SINASEFE 34 ANOS: sindicato combativo e categoria de luta

SINASEFE 34 ANOS: sindicato combativo e categoria de luta

Data: 11 de novembro de 2022

Sindicato comemora mais um ano de existência nesta sexta-feira, 11 de novembro

Celebremos todas e todos! Nesta sexta-feira (11/11) o SINASEFE completa 34 anos de fundação!

São três décadas e quatro anos desde o nosso nascimento, em Salvador-BA, quando o Encontro Nacional das Associações de Servidores das Escolas Federais de 1º e 2º graus aprovou, em 11/11/1988, por transformar a FENASEFE (Federação de Associações) no atual SINASEFE (Sindicato Nacional).

São três décadas e quatro anos de resistência, combatividade e luta em defesa dos direitos de servidores e servidoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e também em defesa de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

Ao longo destes anos o sindicato manteve sua autonomia e independência para lutar contra os desmandos de Presidentes, Ministros e demais gestores inimigos da Educação, numa história sindical que mescla momentos de conquistas e alegrias com momentos de luta árdua e dificuldades.

Independente da situação conjuntural e da correlação das forças políticas, a postura do SINASEFE nestes 34 anos de existência foi sempre a mesma: a de se manter na luta, ao lado das trabalhadoras e trabalhadores!

Neste ano de 2022, em virtude das ameaças de um fechamento do regime com uma possível reeleição do atual Presidente da República, o SINASEFE aprovou junto com sua base, no 34º CONSINASEFE, de se engajar na luta para eleger Lula e derrotar Bolsonaro nas eleições, entendendo também que esse caminho era a única possibilidade para barrar o congelamento salarial dos servidores federais e impedir a aprovação da Reforma Administrativa (PEC 32/2020). levante antidemocrático que assistimos desde 31/10, incitado pelo atual Presidente e sua base de apoio mais radical, mostra o quão acertada foi essa posição do nosso sindicato!

Nossa entidade segue com posicionamentos que refletem as deliberações coletivas da categoria e sempre confiou nela para superar as adversidades em seu caminho. E essa confiança na base, ano após ano, apenas se renovou. Este sindicato sabe do tamanho do desafio e da responsabilidade que tem pela frente, e confia na maturidade que adquiriu – enquanto entidade classista representativa – para enfrentá-los.

Agradecemos a todas e todos que estão conosco por esses 34 anos de histórias e de resistência! Se você ainda não está filiada/o, filie-se e receba nossas boas-vindas!

Essa entidade é sua, é das/os trabalhadoras/es da Rede Federal de Educação. O SINASEFE necessita da sua participação e da sua militância para avançar na conjuntura que se abrirá com o novo governo Lula e garantir direitos e conquistas para a categoria.

E o nosso sindicato precisa de você, mais ainda, na luta contínua e constante para construir a emancipação de todas e de todos e para edificar uma nova sociedade, que seja justa, fraterna, igualitária e socialista!

Um sindicato combativo se faz com uma categoria que está sempre na luta!

Fonte: SINASEFE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo