Notícias

Sinasefe Ifes divulga websérie “Griôs de Goiabeiras”

Sinasefe Ifes divulga websérie “Griôs de Goiabeiras”

Data: 8 de dezembro de 2021

Quarto episódio “Cantadeiras de Roda” será exibido nesta quarta-feira, 8, às 19 horas, pelo site imacultural.org.br

Foto: Divulgação Griôs de Goiabeiras.

A websérie “Griôs de Goiabeiras”, que é um projeto audiovisual comunitário de registro e difusão da memória pessoal e coletiva de mestres e mestras dos saberes e fazeres tradicionais da comunidade de Goiabeiras Velha lança o quarto episódio nesta quarta-feira, 8, às 19 horas, com exibição pelo site: https://imacultural.org.br/. O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Vitória apoiou a produção do projeto.

O quarto episódio da websérie “Griôs de Goiabeiras” homenageia uma das manifestações populares de tradição oral de Goiabeiras Velha, as Cantadeiras de Roda. O curta-metragem será exibido pelo site www.imacultural.org.br.
As cantadeiras são cantoras populares guardiãs das cantigas de roda e das toadas do Congo, da Folia de Reis e do Boi Estrela. Sua arte canta a devoção, as alegrias e os desencantos do cotidiano e se mantém viva na memória oral e nas relações de amizade e solidariedade comunitária.

A websérie “Griôs de Goiabeiras” foi selecionada pelo Edital “Cultura Digital” (Apoio à Produção de Conteúdos Digitais no Estado do Espírito Santo), viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos da Lei Aldir Blanc, e o apoio da Secretaria Especial da Cultura e o Ministério do Turismo. A realização é do Instituto Marlin Azul em parceria com a Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras.

O primeiro episódio “É da Mão de Quem? Paneleiras” foi lançado no dia 17 de novembro de 2021. Na semana seguinte, no dia 24 de novembro, foi a vez da apresentação do “São Benedito vai abrindo meus caminhos – Congo”, segundo episódio. No dia primeiro de dezembro, o público assistiu ao terceiro episódio “Acordai quem está dormindo – Folia de Reis”.

Nesta quarta-feira, 8, às 19 horas, será a vez do quarto episódio, “Cantadeiras de Roda: balança que eu quero ver”. “Manguezal”, o último curta-documentário da websérie, será exibido no dia 15 de dezembro, no mesmo horário. O público pode acompanhar os episódios por meio do site https://imacultural.org.br/.

Pular para o conteúdo