Notícias

Sinasefe Ifes realizará assembleia para discutir o retorno às atividades presenciais e o ensino flexível no Ifes

Sinasefe Ifes realizará assembleia para discutir o retorno às atividades presenciais e o ensino flexível no Ifes

Data: 21 de julho de 2021

Reunião virtual será nesta terça, 27, às 19 horas. O sindicato mantém o posicionamento de retorno somente com 70% da população vacinada com as duas doses

No dia 27 de julho, o Sinasefe Ifes realizará uma assembleia geral para tratar do retorno às atividades presenciais e o ensino flexível no Ifes. Também estarão na pauta os impactos da Reforma do Ensino Médio e a escolha dos livros didáticos no Instituto. A reunião será às 19 horas, pela plataforma Cisco Webex.

Sobre o retorno às atividades no Ifes, o Sinasefe Ifes encaminhou, no dia 18 de junho, ofícios aos/às Diretores/as-gerais dos campi e ao Reitor com o assunto retorno presencial e ensino híbrido. Isso após o Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão (Cepe) do Ifes elaborar uma minuta de Portaria que estabelecia diretrizes institucionais excepcionais para a implementação do ensino flexível híbrido. 

Desde que a volta às atividades presenciais começou a ser discutida, o Sinasefe Ifes defende o retorno somente quando o percentual de vacinados atingir ao menos 70% da população, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Buscamos preservar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, estudantes e seus familiares”, reforçou a direção do sindicato.

Nova resolução

“O Cepe aprovou a Resolução do Ensino Flexível que em breve será publicada e até o momento nenhum/a Diretor/a-geral ou o Reitor nos forneceu informações sobre as questões apresentadas anteriormente”, informou a direção do sindicato. 

Além disso, nesta sexta-feira, 23, ocorrerá uma reunião extraordinária do Conselho Superior do Ifes. Nela será analisada a minuta da resolução que estabelece o período de transição das APNP’s para retorno presencial gradual em algumas situações, que deve ocorrer entre agosto e setembro de 2021, e afirma que a partir de outubro de 2021, o retorno presencial será escalonado (ATUALIZAÇÃO APÓS A REUNIÃO: CLIQUE AQUI E CONFIRA O POSICIONAMENTO DO SINDICATO).

“Essas situações preocupam o sindicato. É de conhecimento público que o nível de vacinação (duas doses) não atingiu o percentual mínimo de 70%. Ou seja, a circulação de estudantes e trabalhadores/as nesse cenário possivelmente ampliará o número de contágios e mortes por Covid-19”, alertou a direção do Sinasefe Ifes.

Novo ensino médio

Em pauta, o sindicato também discutirá os impactos da Reforma do Ensino Médio e a escolha dos livros didáticos no Ifes. A lei que definiu o novo formato para o ensino médio foi aprovada em 2017 e homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2018. As mudanças alteraram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e precisam ser implementadas em todo o país até o início do ano letivo de 2022.  

Enquete

Buscando mais dados e elementos para fortalecer a luta, o sindicato lançará durante a assembleia geral, do dia 27, uma enquete sobre a situação do retorno presencial nos campi. Participe da assembleia, saiba mais e responda à enquete!

Confira a pauta da assembleia:

1 – Informes

2- Retorno das atividades presenciais  e o ensino híbrido flexível no Ifes;

3 – Impactos da Reforma do Ensino Médio e a escolha dos livros didáticos no Ifes.

Transmissão 

A assembleia será realizada pela plataforma Cisco Webex pelo seguinte link: https://sinasefeifes.webex.com/webappng/sites/sinasefeifes/meeting/info/dd165afda59e4c988112369d901c0dff?isPopupRegisterView=true

Confira abaixo o passo-a-passo para acessar e participar:

  1. Se a/o participante for utilizar o celular, deverá baixar o aplicativo Cisco Webex Meetings;
  2. Em seguida, deverá clicar no link da reunião (informação acima) e fazer o seu registro para entrar na atividade. É muito rápido. Você apenas vai inserir o seu nome e e-mail. Após o registro, você receberá um e-mail imediatamente em que aparecerá o botão “ENTRAR NA REUNIÃO”. Caso a sala já esteja aberta, após clicar no botão “ENTRAR NA REUNIÃO”, você entra na sala virtual;
  3. Caso esteja com problemas para acessar, favor contactar o sindicato pelo telefone: 27 99834-9127, que buscará a solução para que você possa participar da atividade.
Pular para o conteúdo