Notícias

Professora da Criarte (Ufes) lança livro sobre transição escolar e literatura

Professora da Criarte (Ufes) lança livro sobre transição escolar e literatura

Data: 17 de agosto de 2019

O livro “Sobre lagartas e borboletas e sobre não ter medo de voar” discute a literatura e a transição da educação infantil para o ensino fundamental. O lançamento será nesta quinta-feira, 22, às 18 horas, na Ufes

Nesta quinta-feira, 22, a partir das 18 horas, acontece o lançamento do livro “Sobre lagartas e borboletas e sobre não ter medo de voar – A literatura e a transição da educação infantil para o ensino fundamental”, organizado pela professora do Centro de Educação Infantil Criarte, da Ufes, Elis Beatriz de Lima Falcão, filiada ao Sinasefe Ifes. O lançamento será no salão da Adufes, no campus de Goiabeiras da Ufes.

O livro é destinado aos profissionais de educação e discute a partir da leitura de linguagem do filósofo Mikhail Bakhtin as concepções de linguagem e infância, práticas de leitura e transição da educação infantil para o ensino fundamental.

“Os capítulos do livro estão ancorados na perspectiva bakhtiniana da linguagem, que é concebida enquanto processo social e dialógico. Essa concepção de linguagem valoriza o processo de construção de sentidos e, por isso, dialoga com uma concepção de infância enquanto produtora de cultura. A articulação entre concepções de linguagem e infância, práticas de leitura e transição educação infantil e ensino fundamental são problematizadas neste livro destinado a profissionais de educação”, informa o material de divulgação da obra.

O livro organizado e escrito por Elis, tem como coautoras Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Lorrana Neves Nobre, Luciana Domingos de Oliveira, Monique Linciano de Azevedo Costa e Raquel Krauzer Alves. O material é dividido em cinco capítulos.

Sobre a organizadora

Elis Beatriz de Lima Falcão é graduada em Pedagogia, mestre em Educação e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui experiência como pedagoga, professora da educação infantil e dos anos iniciais, assessora em secretaria de educação e com formação de professores. Atualmente é professora do Magistério Básico, Técnico e Tecnológico do Centro de Educação Infantil Criarte/UFES.

Serviço
Lançamento do livro “Sobre lagartos e borboletas e sobre não ter medo de voar”
Editora: CRV
Local: Salão Adufes – Ufes – Goiabeiras
Horário: 18h à 20h

Pular para o conteúdo