Notícias

25 de novembro: Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher!

25 de novembro: Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher!

Data: 25 de novembro de 2015

25denovembro2015site

Nesta quarta-feira, 25 de novembro de 2015, é celebrada a 34ª edição do Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

Esta data foi inaugurada em 1981, quando o 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe – então realizado na Colômbia – propôs o que o dia 25/11 fosse lembrado em memória das “Las Mariposas”, as irmãs Maria, Minerva e Pátria Mirabal, opositoras à ditadura de Trujillo, na República Dominicana, que haviam sido brutalmente assassinadas pelo regime em 1960.

Mesmo com os avanços das últimas três décadas e o amadurecimento das instituições democráticas, a lembrança do combate à violência se faz mais do que necessária. Para não citar a realidade que nos parece distante das penas ainda impostas por apedrejamento às mulheres em alguns países; foquemos no que acontece ao nosso lado todos os dias, foquemos na realidade do Brasil: segundo estatísticas oficiais, a cada duas horas, uma mulher é morta; a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas; a cada dez segundos, uma mulher é vítima de violência sexual. Números absolutamente assustadores.

Em seus fóruns e demais espaços, o Sinasefe Nacional e Seção Ifes vêm se propondo a combater a violência contra as mulheres e o machismo, com denúncias, moções e ações que visem o empoderamento das educadoras. Mas reconhecemos que muito mais ainda há de ser feito, não só pelas mulheres trabalhadoras da nossa categoria, mas por todas as mulheres vítimas de opressão.

Nosso Sindicato Nacional e a Seção Ifes valorizam a data de hoje e se mantêm na luta por um novo modelo de sociedade, onde as mulheres possam ser tratadas em condições iguais às dos homens, com autonomia econômica e sobre seus corpos. Vivas ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher!

Fonte: Sinasefe Nacional (com edição da Ascom do Sinasefe Seção Ifes)

Pular para o conteúdo