Notícias

Comissão do Sinasefe Seção Ifes realiza curso de estímulo à formação política da base

Comissão do Sinasefe Seção Ifes realiza curso de estímulo à formação política da base

Data: 8 de outubro de 2015

Projeto piloto realizado em Piúma integrou servidores técnico-administrativos, professores e alunos

A Comissão de Formação Política do Sinasefe Seção Ifes realizou um projeto piloto com o oferecimento de um curso no campus de Piúma, no litoral sul do Estado, nos meses de agosto e setembro deste ano. Lá foram realizados seis encontros, somando 20 horas, e a intenção é levar ações semelhantes para outros campi do Ifes.

Formação Política 1

Durante essas reuniões em Piúma, que contaram com técnico-administrativos, professores e estudantes, foram debatidos os seguintes temas: História da Luta dos Trabalhadores e do Movimento Sindical; Estrutura e Funcionamento Sindical / Sinasefe; Dívida Pública; Jornada e Condições de Trabalho; Saúde do Trabalhador; e Gestão Participativa e Democracia Institucional.

De acordo com Hudson Cassio Gomes de Oliveira, integrante da Comissão, o curso de formação política passa por remodelações de acordo com as atividades realizadas. A atividade contribui para ampliar a participação e o envolvimento das pessoas com o movimento sindical, aproximando a instituição das pessoas.

Formação Política 3

“O objetivo é deixar o Sindicato mais próximo das pessoas e deixar as pessoa mais próximas das lutas das trabalhadoras e dos trabalhadores, que são as suas próprias lutas. Em Piúma houve uma integração entre servidores técnico-administrativos, professores e alunos da graduação em Engenharia de Pesca e também do Ensino Médio. Conseguimos dialogar com o conjunto da comunidade escolar. Eles já demandaram outras visitas nos horários de funcionamentos do campus, o que é muito positivo”, disse.

Formação Política 2

Os encontros foram abertos para o debate com os membros da Comissão de Formação Política e os participantes puderam fazer perguntas, expor suas ideias e dialogar, criando um espaço rico para a discussão sobre a participação e posicionamento das pessoas nas lutas políticas existentes nos mais diversos campos de suas vidas, em especial no ambiente escolar. Com isso espera-se formar cidadãos mais críticos e capazes de pensar fora do padrão homogêneo midiático hegemônico.

Além de Hudson, também fazem parte da Comissão de Formação Política do Sinasefe Seção Ifes: Aline Morschel, Chislei Loureiro, Antelmo da Silva Junior e Rodolfo de Jesus Chaves.

Pular para o conteúdo