Notícias

Adufes realiza seminário para discutir a vida e a obra de Florestan Fernandes

Adufes realiza seminário para discutir a vida e a obra de Florestan Fernandes

Data: 14 de fevereiro de 2013

Seminário será realizado nos dias 20 e 21, no Auditório Manoel Vereza (CCJE), em Goiabeiras e é aberto ao público.

A II Turma do Curso de Especialização em Economia e Desenvolvimento Agrário (Dep. Economia), Núcleo Nacional da Escola Florestan Fernandes na Ufes e a Adufes realizam, nos dias 20 e 21 de fevereiro, o I Seminário sobre a vida e obra de Florestan Fernandes. O evento irá acontecer no Auditório Manoel Vereza (CCJE), no campus de Goiabeiras, na Ufes.

De acordo com uma das organizadoras, a professora do Departamento de Economia, Renata Couto Moreira, a atividade tem por objetivo fornecer elementos a respeito do conhecimento teórico do autor para entendimento da problemática educacional no Brasil. “Durante o seminário, serão apresentados os principais pensamentos do sociólogo Florestan Fernandes a respeito de sua interpretação do país, em geral e da educação, em particular”, destacou.

Vida e obra Florestan Fernandes e o desafio educacional. Referência no debate sobre a obra de Florestan Fernandes, o professor aposentado do Departamento de Ciências Socias, Thimóteo Camacho, irá ministrar a palestra de abertura do evento, no dia 20, às 19 horas. Ainda na atividade, outro docente que irá abordar o tema é José Paulo Neto, professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ).

Outra atividade prevista é o minicurso que será realizado no dia 21, ocasião em que ocorrerá o estudo da obra do Prof. Florestan Fernandes, bem como as aproximações com o campo educacional. O curso de curta duração será apresentado pelo professor Thimóteo Camacho, das 8 às 18 horas. Para participar da atividade é necessário fazer a inscrição, que poderá ser feita no dia do evento. Os participantes terão direito a certificado.

O I Seminário sobre a vida e obra de Florestan Fernandes também é uma realização da Proex-Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Ufes.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20/02/2013

18:30 – Credenciamento

19:00 – Debate: Vida e Obra Florestan Fernandes e o Desafio Educacional

Coordenação: Prof. Thimóteo Camacho (UFES) e Prof. José Paulo Neto (UFRJ)

20:00 – Debate

22:00 – Encerramento

Dia 21/02/2013

8:00 as 18:00 –Minicurso: Vida e Obra Florestan Fernandes e o Desafio Educacional – Aprofundamento

Coordenador: Prof. Prof. Dr° Thimóteo Camacho (UFES)

Fonte: Adufes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo