Notícias

Eleição vai escolher mais um membro por campus para eleger a CIS

Eleição vai escolher mais um membro por campus para eleger a CIS

Data: 29 de novembro de 2012

Após questionamento das Seções Itapina e Ifes, reitoria vai convocar uma nova eleição.

Em reunião com a diretoria do Sinasefe Seção Itapina, a reitoria do Ifes acatou a sugestão do Sindicato e vai realizar uma eleição complementar da Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE (CIS). O pleito vai eleger mais um representante em cada campus para a formar subcomissões locais da CIS. A reunião aconteceu no Campus Itapina, em 1º de novembro.

As subcomissões vão agir em conformidade com Portaria 2.519/2005 que instituiu a CIS. Os membros dos campi vão encaminhar as demandas para serem analisadas pela CIS, composta por três servidores escolhidos entre os eleitos nos Ifes. De acordo com Aliomar da Silva, coordenador da Seção Itapina, o Sinasefe Itapina enviou um ofício ao Ifes solicitando uma nova eleição, conforme combinado na reunião.

De acordo com a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Mariângela de Souza Pereira, o Ifes vai lançar o edital da eleição em dezembro ou janeiro. Segundo Pereira, o edital não foi publicado devido ao calendário puxado deste final de ano.

ELEIÇÃO DA CIS DEVE SER COORDENADA POR REPRESENTAÇÃO SINDICAL

A reunião foi solicitada pelos diretores da Seção Itapina, que constataram irregularidades no edital de convocação para escolha da CIS publicado pela reitoria no dia 1º de outubro. Contrariando a portaria, a reitoria do Ifes lançou edital de convocação da eleição sem consultar ou convidar os Sindicatos atuantes no Instituto para participar da organização do pleito.

Em respeito à portaria que normatiza e institui a Comissão Interna, a escolha dos membros deve ser coordenada pelas entidades sindicais que representam os servidores.

“Assim que percebemos o erro, pedimos esclarecimentos da direção do Ifes e agendamos uma reunião para discutir a questão”, conta Aliomar da Silva.

Questionado pela Seção Ifes sobre a falta de diálogo com a representação dos trabalhadores, o Ifes afirma que lançou o edital porque a iniciativa não havia sido tomada pelas entidades sindicais.

O Sinasefe reprova a iniciativa do Instituto. O Sindicato tem tentado consolidar um canal de diálogo com a direção do Ifes de forma insistente, mas ações como essa mostram a falta de vontade da atual direção em trabalhar de forma conjunta com os servidores para garantir melhorias na qualidade do ensino prestado aos capixabas.

CONHEÇA AS ATRIBUIÇÕES DA CIS

a) acompanhar a implantação do plano de carreira em todas as suas etapas, bem como o trabalho da Comissão de Enquadramento;

b) orientar a área de pessoal, bem como os servidores, quanto ao plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação;

c) fiscalizar e avaliar a implementação do plano de carreira no âmbito da respectiva instituição federal de ensino;

d) propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias para o aprimoramento do plano;

e) apresentar propostas e fiscalizar a elaboração e a execução do plano de desenvolvimento de pessoal da instituição federal de ensino e seus programas de capacitação, de avaliação e de dimensionamento das necessidades de pessoal e modelo de alocação de vagas;

f) avaliar, anualmente, as propostas de lotação da instituição federal de ensino, conforme o inciso I do § 1 o do art. 24 da Lei n o 11.091, de 12 de janeiro de 2005;

g) acompanhar o processo de identificação dos ambientes organizacionais da IFE proposto pela área de pessoal, bem como os cargos que os integram;

h) examinar os casos omissos referentes ao plano de carreira e encaminhá-los à Comissão Nacional de Supervisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo