Notícias

Jorge Eduardo Martins Cassani é o novo Coordenador Geral do Sinasefe Ifes

Jorge Eduardo Martins Cassani é o novo Coordenador Geral do Sinasefe Ifes

Data: 8 de novembro de 2012

Cassani substituiu o servidor José Marcos Stelzer. Eleição foi realizada na Assembleia Geral de 26 de Outubro.

O docente Jorge Eduardo Martins Cassani é o novo Coordenador Geral do Sinasefe Seção Ifes. Cassani foi eleito pelos servidores na Assembleia Geral realizada no dia 26 de Outubro. O novo coordenador vai substituir o professor José Marcos Stelzer, que pediu afastamento da direção do Sindicato por motivos pessoais.

Jorge Eduardo agora compõe a coordenação Geral do Sinasefe ao lado de Maxwell Monteiro (docente – Serra) e Samanta Lopes Maciel (TAE – São Mateus).

Cassani graduou-se em Química pela Ufes e concluiu um mestrado em Ciências Naturais na Universidade Estadual do Norte Fluminense. Em 2010 tomou posse no Ifes Campus Vitória no (na) Coordenadoria de Química. Atualmente, dá aulas no Integrado, nas engenharias Metalúrgica e Elétrica e no Proeja.

Flamenguista. Em Assembleia Geral, Junho de 2012.

“Assim que tomei posse no Ifes me sindicalizei. Contou para essa decisão o incentivo de José Marcos. Substituirei ele na coordenação do Sindicato, um amigo de coordenadoria que possui um senso de coletividade forte”, conta Cassani. Entringer é generoso ao falar de Eduardo: ” Jorge é uma pessoa de caráter e, acima de tudo, um batalhador. Penso que cumprirá com louvor seu trabalho no sindicato.”

O ex-coordenador José Marcos fala em Assembleia Geral. Abril de 2012.

TRAJETÓRIA DE LUTAS

Coincidentemente, a filiação de Jorge Eduardo aconteceu em um momento de efervescência entre os servidores novatos do Ifes, principalmente os docentes. “A luta pela progressão por titulação foi o gatilho para nossa insatisfação e articulação. Dizem que é na crise que conhecemos as pessoas e a partir desse momento pude perceber o quanto a categoria é oprimida e ignorada por muitos gestores do Instituto e fora dele”, analisa o novo Coordenador Geral.

A insatisfação dos servidores com as políticas do Governo Federal para a educação culminou com o movimento paredista de 2011, no qual Jorge Eduardo atuou no Comando de Greve. “Com a greve conheci diversos campi do Estado e me choquei com problemas relacionados à infra-estrutura local e com o tratamento dispensado pelos gestores aos colegas servidores. Vi que esses fatores somados têm contribuído decisivamente para piorar as condições de trabalho da categoria e, sem dúvida, isso se reflete na qualidade do serviço prestado à população”, avalia Cassani.

Foto de registro com os delegados da Seção Ifes no término do 26º Consinasefe, em Brasília. Eduardo é o segundo,da esquerda para a a direita. Abril.

A atual Coordenação da Seção Ifes foi formada a partir da atuação dos servidores no Comando da greve de 2011. Embora tenha participado ativamente da mobilização paredista e de sua organização, Eduardo não integrou a chapa eleita no final do último ano, mas continuou construindo as lutas da categoria ativamente no Campus Vitória e em outros espaços. Aos poucos, tornou-se um articulador fundamental, fazendo diferença também na greve de 2012.

Em uma das últimas atividades da Greve 2012, Jorge Eduardo ministra Aulão do Comando Unificado de Greve, em frente a ALES.

Através dessas lutas Cassani firmou-se como referência para a base do Sinasefe, que o escolheu por unanimidade na última Assembleia Geral da categoria. “Os servidores optaram por um militante responsável e articulado, coerente em suas posturas e comprometido”, avalia Gutenberg de Almeida, Coordenador da Seção Ifes e Coordenador Geral da Direção Nacional do Sinasefe.

Registro descontraído na Festa Anual do Servidor. Outubro de 2012.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo