Sinasefe Ifes fortalece luta em defesa da Educação
Data: 16 de maio de 2019
Atos e manifestações foram realizados em todos os estados brasileiros nesse “15 de Maio – Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação e da Previdência”. Manifestantes repudiaram o corte na Educação anunciado pelo governo Bolsonaro
Nessa quarta-feira, 15 de maio, os/as estudantes e os/as trabalhadores/as mandaram um primeiro recado para o governo Bolsonaro: “não vai ter corte, vai ter luta!”.
Milhares de pessoas ocuparam as ruas, em todos os estados brasileiros, em repúdio ao anúncio de redução nos investimentos na Educação. O movimento foi nacional.
Em Vitória, na capital do Espírito Santo (ES), manifestantes foram convocadas por centrais sindicais, sindicatos e movimentos estudantis. O ato contou com dois pontos de concentração: no Ifes e na Ufes.
A diretoria do Sinasefe Seção Ifes fortaleceu a atividade. O grande ponto de encontro dos/as participantes foi na Avenida Reta Penha.
No local, a manifestação formou uma grande multidão e inundou as ruas da capital. Os/as manifestantes seguiram até a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
“O sindicato marcou presença na luta, a organização do ato está de parabéns. Ocupamos a rua para mandar o aviso ao governo de que estaremos no enfrentamento aos cortes na Educação e em defesa da aposentadoria”, garantiu a coordenadora geral do Sinasefe Seção Ifes, Lúcia Helena Pazzini.
Greve Geral
A mobilização e a organização dos movimentos que construíram a manifestação garantiram o sucesso da atividade.
As entidades disponibilizaram transporte para alunos, professores e técnicos administrativos (TAEs) de cidades próximas à Grande Vitória, como por exemplo Ibatiba e Guarapari.
Tudo para fortalecer a passeata e dar início à mobilização rumo a um movimento ainda maior.
“O diálogo entre as forças organizadoras deram partida rumo à Greve Geral, prevista para o dia 14 de junho”, apontou a coordenadora.
Lúcia também destacou o trabalho realizado pelo servidor e componente da Direção Nacional (DN) do Sinasefe, Aliomar da Silva, na articulação junto ao grêmio estudantil e na mobilização dos estudantes para a manifestação.
Confira imagens