Adesão ao 29M surpreende e marca a luta contra os ataques do governo Bolsonaro
Data: 31 de maio de 2021
Movimento tomou as ruas do país, e pedia, entre outras pautas, o Fora Bolsonaro e Mourão, bem como marcou a luta contra a Reforma Administrativa. Aconteceram atos em ao menos 18 estados
A direção do Sinasefe Ifes e a base do sindicato marcaram presença no ato do #29demaio, Dia Nacional de Mobilização, que aconteceu na capital, neste sábado. A concentração da manifestação foi no Teatro Universitário da Ufes, em Goiabeiras, e seguiu em direção à Reitoria do Ifes, em Santa Lúcia. Movimentos sociais e estudantis, sindicatos e outras entidades estiveram presentes no #29m, que aconteceu em ao menos 18 estados do país.
Conforme o diretor do Sinasefe Ifes Roberto Wallace Viana, a direção do sindicato avaliou que o ato, em Vitória, surpreendeu pela adesão dos participantes. “Durante as reuniões de preparação, a estimativa era de 700 a 1000 pessoas, porém, o número de participantes foi muito maior. Foi um ato muito bem organizado e saiu tudo conforme idealizado”, destacou o diretor do Sinasefe Ifes Roberto Wallace Viana.
Os manifestantes presentes na atividade percorreram as avenidas Fernando Ferrari, Nossa Senhora da Penha até chegarem à Avenida Rio Branco, onde fica localizada a Reitoria do Instituto. O movimento pedia pelo Fora Bolsonaro e Mourão, pela vacinação para todas e todos já, pelo auxílio emergencial de R$ 600, bem como marcou a luta contra a Reforma Administrativa e os cortes no orçamento da educação.
“O Sinasefe Ifes se preocupou com a questão da segurança sanitária e do distanciamento social, distribuindo kits com máscaras, álcool em gel, água e bambolês para manter o distanciamento social”, ressaltou Wallace, sobre as questões de segurança adotadas pelo sindicato.
Confira o vídeo da diretora do Sinasefe Ifes Patricia Andrade sobre a atividade:
Ver essa foto no Instagram
São Mateus
Além da manifestação na capital, houve também atividade na região Norte do Estado, em São Mateus. Confira!
Ver essa foto no Instagram
Pelo país
O 29M teve uma adesão nacional importante. Conforme o SINASEFE, aconteceram atos em ao menos 18 estados. “As seções sindicais se organizaram e, além de denunciar o governo genocida, levaram as pautas da educação pública para as avenidas, praças, pontes e estradas”, ressaltou o sindicato nacional. Clique aqui e confira como foram os atos pelo país.
19 de junho
A luta nacional pelo Fora Bolsonaro e Mourão já tem uma nova data para continuar: 19 de junho. O Sinasefe Ifes irá discutir junto à categoria a continuidade dessa luta e a participação nesse novo dia de luta. Em breve mais informações.