Diante da pressão de SPFs, governo agenda reunião da MNNP para quarta (10/04)
Data: 8 de abril de 2024
Diante da crescente mobilização e das diversas greves de Servidoras/es Públicas/os Federais (SPFs), o governo convocou para esta quarta-feira (10/04), às 14h30, uma reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Esta instância trata de propostas, com impacto orçamentário, que dizem respeito ao conjunto de SPFs, como, por exemplo, o aumento nos benefícios (alimentação, creche e saúde).
No dia 20 de março o Fonasefe solicitou, via ofício, o adiantamento da reunião da MNNP para a primeira quinzena de abril. O pedido se deu diante dos resultados recordes da arrecadação federal no primeiro bimestre.
“O principal objetivo dessa reunião é definir o valor deste montante que será destinado a minimizar as perdas salariais das/os Servidoras/es Públicas/os) Federais, ainda em 2024” destacou o Fonasefe no documento protocolado.
Perante à intensificação da luta das/os SPFs, o pedido foi acatado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e nova rodada tem como pauta o prosseguimento das negociações.
“Seguiremos mobilizados até que o governo honre o seu compromisso com os servidores federais que amargam desde o governo Temer o congelamento dos seus salários e muitas outras políticas de destruição do serviço público”, defende o Fonasefe.
Movimento de greve e mobilização
O SINASEFE já destacou, desde março, a centralidade e a importância da greve neste momento do ano, em especial devido aos números positivos da arrecadação de receitas do governo federal.
Relembre:
O mesmo assunto também foi pautado no início da greve do SINASEFE por tempo indeterminado:
Pressão
As categorias em greve (tanto no SINASEFE quanto na Fasubra) reforçarão as mobilizações nesta quarta-feira (10/04), exigindo o atendimento efetivo das reivindicações protocoladas há meses e rechaçando congelamentos salariais.
Instâncias da MNNP
Na quinta-feira (11/04), está agendada reunião da Mesa Setorial da MNNP. Clique aqui e entenda do que cada mesa de negociação trata.
Fonte: SINASEFE.