Notícias Notícias do Sindicato

Sinasefe Ifes divulga petição do Coletivo de Docentes do Ifes, que pede a suspensão da implementação do NEM no Ifes

Sinasefe Ifes divulga petição do Coletivo de Docentes do Ifes, que pede a suspensão da implementação do NEM no Ifes

Data: 23 de junho de 2023

Formulário está disponível de forma online e é aberto a toda a comunidade; confira!

Coletivo de Docentes do Ifes divulga petição online em que pede a suspensão imediata da Resolução CONSUP/IFES nº 114/2022 e implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Ifes, atualmente em curso nas revisões dos PPCs (Projetos Pedagógicos de Curso). O formulário pode ser acessado aqui e é aberto para toda a comunidade.

O Sinasefe Ifes apoia a mobilização do Coletivo e soma forças à luta pela suspensão dos trabalhos das comissões de reformulação de PPCs. O sindicato se posicionou, em nota, no dia 15 de junho. Na oportunidade, a direção do sindicato reforçou que “consideramos ainda que qualquer adequação dos PPCs à REM configura-se um ataque às bases teóricas e epistemológicas que constituem o nosso ensino médio integrado, comprometendo severamente a qualidade da educação ofertada no nosso Instituto”.

Na petição online, o Coletivo destaca os ataques promovidos pelo Novo Ensino Médio. “O NEM é o tipo de formação destinada ao trabalhador precário e desprotegido, que se defronta com os efeitos da flexibilização capitalista do trabalho, da reforma trabalhista, previdenciária e da lei da terceirização/uberização”, frisam os docentes que integram o Coletivo.

Contexto

O NEM foi instituído pela Lei 13.415/17, no governo de Michel Temer (2016-2018). Apesar das fortes mobilizações à época, com ocupação de escolas e universidades, a reforma no ensino médio avançou e foi aprovada pelo Congresso. Sua implementação explicitou o desmonte da educação pública brasileira.

Apesar de suspender temporariamente a implementação do NEM (Portaria MEC nº 627/2023), o governo Lula não sinalizou pela revogação da medida. No momento, está sendo realizada a consulta pública para a avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio. Nesse contexto, o sindicato reforça a luta pela revogação do NEM!

Pular para o conteúdo