Assembleia do Sinasefe Ifes reforça luta contra a Reforma Administrativa e cobra cumprimento dos acordos de greve
Data: 5 de agosto de 2025
Reunião virtual debateu ações jurídicas, negociação com a reitoria, escolha de delegadas/os e promoção docente
Na tarde da última terça-feira (30/07), foi realizada mais uma assembleia geral do Sinasefe Ifes, em formato virtual. Em pauta, estiveram informes gerais e jurídicos, eleição de delegada/o para a próxima plenária nacional e discussões sobre a aceleração da promoção docente.
Logo nos primeiros informes, a diretoria sindical trouxe uma importante atualização: a reunião com a reitora eleita do Ifes, professora Adriana, que demonstrou disposição para dialogar e avançar no cumprimento dos acordos firmados durante a greve. A diretoria destacou ainda a rearticulação da Frente Capixaba Popular, da qual o Sinasefe Ifes participa, para enfrentar a proposta da Reforma Administrativa, considerada extremamente prejudicial aos serviços públicos e às/aos trabalhadoras/es.
Também foi informado que, em outubro, haverá nova mesa de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), com foco na redemocratização dos Institutos Federais. Já em setembro, a pauta será insalubridade e periculosidade, temas que impactam diretamente as condições de trabalho de servidoras e servidores.
Vitórias no Judiciário
O assessor jurídico do sindicato, Dr. Thiago, apresentou conquistas recentes em ações judiciais. Entre elas, destacam-se os 61 casos de pagamento retroativo de promoções para o cargo de Professora/or Titular e outras 54 ações de correção monetária sobre valores pagos com atraso. Também foi comemorada a decisão favorável que suspende o desconto da cota-parte do auxílio pré-escolar, com ressarcimento dos valores dos últimos cinco anos.
Representação na plenária nacional
Durante a assembleia, foi realizada a eleição das/os representantes do Sinasefe Ifes para a 204ª Plenária Nacional do Sinasefe, que acontece virtualmente no dia 2 de agosto. A plenária terá como principal pauta a luta contra a Reforma Administrativa e a cobrança pelo cumprimento dos acordos de greve.
Após discussão sobre a necessidade de garantir representatividade da base, o servidor Clério Lucas Guaitolini se candidatou e foi eleito delegado da base. Pela diretoria sindical, Cristina Mota Damasceno será delegada e Roberto Wallace Viana participará como observador.
Promoção docente e judicialização
Outro tema debatido foi a chamada “aceleração da promoção docente” e a possibilidade de contabilização do tempo anterior à obtenção de títulos (como mestrado ou doutorado) para fins de progressão funcional. A assessoria jurídica alertou para os riscos de judicialização: apesar de algumas vitórias em primeira instância, a maioria das decisões em tribunais superiores tem sido desfavorável às/aos servidoras/es.
Diante desse cenário, a assembleia deliberou por adiar a decisão sobre entrar com uma ação judicial coletiva, reavaliando a conjuntura dentro de aproximadamente dois meses. Servidoras/es que desejarem ingressar com ação individual poderão fazê-lo, assumindo os riscos envolvidos. Uma nova assembleia será convocada em breve para reavaliar o tema da promoção docente.