Uncategorized

Em assembleia geral virtual, categoria decide aderir ao estado de greve

Em assembleia geral virtual, categoria decide aderir ao estado de greve

Data: 25 de outubro de 2024

Em assembleia virtual geral realizada nesta quinta-feira (24), a categoria se posicionou, após debates, favorável a um novo estado de greve. A decisão se deu por conta do descontentamento da categoria com o não cumprimento de acordos firmados anteriormente e serve como uma forma de pressionar o governo por avanços na campanha salarial.

A orientação foi advinda da 197ª PLENA do Sinasefe, que pautou a retomada do movimento paredista diante do não cumprimento dos acordos por parte do governo federal. Mais informações sobre o estado de greve serão divulgadas na próxima semana, após posicionamento das demais Seções.

O estado de greve é uma medida importante para manter a categoria em alerta, evidenciando o desejo dos trabalhadores e trabalhadoras de ver suas reivindicações atendidas. Contudo, a proposta de uma paralisação completa foi rejeitada, sendo consenso que o momento atual não favorece uma mobilização mais radical.

A reunião virtual contou com ampla participação de servidores/as e foi organizada para discutir pautas fundamentais, entre elas, a eleição de delegados e a deliberação sobre o estado de greve e uma possível paralisação em novembro. A proposta de paralisação foi discutida, mas não recebeu aprovação da maioria, enquanto o estado de greve foi adotado como uma medida de pressão e alerta ao governo em relação às demandas da categoria.

O que é o estado de greve?
O estado de greve é uma decisão estratégica tomada pelos trabalhadores e trabalhadoras para demonstrar insatisfação e alertar o governo sobre a possibilidade de uma paralisação total das atividades. Diferente do indicativo ou da greve propriamente dita, o estado de greve representa um momento de reflexão, mobilização e pressão política. Com ele, a categoria busca fortalecer o diálogo e demonstrar que uma greve pode ser deflagrada, caso as reivindicações não sejam atendidas.

Durante a assembleia, foram discutidos ainda informes sobre o andamento das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) voltados para as carreiras dos servidores e servidoras. A categoria também debateu a participação nos próximos eventos sindicais em Brasília, como o Encontro Nacional da Carreira e a 198ª Plena, que ocorrerão entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

Outro ponto discutido na assembleia foi a eleição dos representantes da categoria para o Encontro Nacional da Carreira e a 198ª Plena. Eleita pela Diretoria Executiva, Flávia Cândida do Nascimento de Souza será a delegada que representará a seção sindical.

Pela base, o escolhido foi Clério Lucas Guaitolini, eleito pelos/as participantes da assembleia. Além disso, membros dos grupos de trabalho PCCTAE e Docente também foram indicados para participarem dos eventos em Brasília, reafirmando a importância da participação ativa de todos os representantes e servidores/as nas discussões sobre o futuro das carreiras.

Pular para o conteúdo