Em 25 de janeiro, completam-se 189 anos da Revolta dos Malês!
Data: 25 de janeiro de 2024
A revolta é considerada o maior levante de pessoas escravizadas da história do Brasil
Nesta quinta-feira, 25, a Revolta dos Malês completa 189 anos! É considerada uma das mais importantes revoltas de pessoas escravizadas da história do Brasil, e inspira, no presente, a luta por justiça e liberdade para a população negra.
A Revolta dos Malês foi um levante de africanos escravizados de religião islâmica contra a escravidão, a opressão religiosa e a dominação portuguesa. O movimento aconteceu em 1835, na cidade de Salvador, na Bahia, e tinha como objetivo transformar a região numa república islâmica independente, sem escravidão e sem catolicismo.
Os malês, em sua maioria, eram letrados, possuíam grande conhecimento matemático e falavam mais de um idioma. Escreviam normalmente em árabe, o que foi utilizado como estratégia de organização da revolta, uma vez que os portugueses não conheciam o idioma.
Embora não tenha atingido seus objetivos, a Revolta dos Malês nos traz importantes lições. Nos lembra que africanos e seus descendentes nunca se conformaram com a opressão da escravidão. Lembra também que os diferentes povos africanos escravizados não eram selvagens sem conhecimento, possuíam culturas, religiões e conhecimentos diversos, muitos dos quais o colonizador não possuía. Nos lembra ainda o papel fundamental da educação na organização da luta social. O conhecimento exclusivo dos malês foi fundamental para a organização do movimento.
Que nesse momento de luta possamos nos inspirar na Revolta dos Malês, que não nos conformemos com as opressões que sofremos, que nunca esqueçamos nossa origem e o conhecimento que nos trouxe até aqui. E, principalmente, que mostremos sempre e, cada vez mais, a importância da educação e daqueles que constroem e construíram o país.
O Sinasefe Ifes segue comprometido com a luta antirracista!