Sinasefe Ifes lança documentário “Educação não é mercadoria” em memória à greve de 2011
Data: 29 de junho de 2022
Lançamento será no dia 8 de julho, às 17h30, no Teatro do Ifes campus de Vitória. O uso de máscara é obrigatório
Luta presente! Com o documentário “Educação não é mercadoria!”, o Sinasefe Ifes resgatará a memória da primeira greve das/os servidoras/es do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), ocorrida no segundo semestre de 2011. O filme, dirigido pelo documentarista Ricardo Sá, será lançado no dia 8 de julho, às 17h30, no Teatro do Ifes campus de Vitória, em Jucutuquara. Para participar da atividade, é obrigatório o uso de máscara.
Importante: Para entrar no Ifes, será necessário o cadastro/apresentação de documento de identidade na portaria. O acesso ao Instituto está liberado pela entrada de visitantes (pedestres), na Avenida Vitória.
Assista ao trailer:
A greve de 2011, considerada o maior movimento da base do Sinasefe Ifes, mobilizou servidoras/es e estudantes e alcançou todos os campi do Ifes. Naquele momento, a Rede Federal vivia um processo de expansão, processo que esteve em disputa nos embates da longa paralisação. O eixo central das pautas local e nacional incluía: perdas salariais e discrepâncias na carreira, condições de trabalho e democratização da gestão.
Produzido pelo Sinasefe Ifes e dirigido pelo documentarista Ricardo Sá, o filme, em seus 36 minutos, põe em ação a memória crítica de servidoras/es que participaram do comando de greve e da diretoria do Sinasefe Ifes à época, além de estudantes e do advogado trabalhista André Moreira, responsável pela defesa de oito grevistas em um processo administrativo disciplinar nitidamente motivado pela perseguição política a lideranças do movimento.
Com exceção de Daniel Campos Pompermayer e André Moreira, no documentário são entrevistadas pessoas que integraram o comando de greve em 2011 e/ou as diretorias do Sinasefe Ifes, entre os anos de 2010 e 2016.
Além dos depoimentos, a estrutura narrativa do filme utiliza imagens de arquivo como fotografias e filmagens, cedidas por servidoras/es e instituições, e materiais impressos pertencentes ao acervo do sindicato, como jornais e cartazes.
Comissão e empresa
Para a elaboração do filme “Educação não é mercadoria”, o Sinasefe Ifes constituiu uma comissão, que atuou junto ao diretor Ricardo Sá. Participaram do grupo: Thalismar Gonçalves, Adolfo Miranda Oleare, Hudson Cássio Gomes de Oliveira e Tiago de Araujo Camillo.
A comissão, em parceria com o diretor, elaborou um roteiro reconstituindo o passo a passo da greve, suas motivações, o contexto da época, as consequências e o legado da greve para o movimento paredista e para o próprio Ifes.
A escolha do documentarista Ricardo Sá ocorreu por meio de uma seleção de contratação pública, e a empresa Interferências, de propriedade de Ricardo, foi a vencedora. Foram 9 meses de trabalho.
Participaram das entrevistas:
ADOLFO MIRANDA OLEARE
professor IFES campus Vitória
DANIEL CAMPOS POMPERMAYER
ex-aluno IFES campus Vitória
REGINALDO FLEXA NUNES
professor IFES campus Vitória
CYNTHIA KRÜGER QUININO M. LAURINDO
psicóloga IFES campus Serra
ANTELMO DA SILVA JUNIOR
professor IFES campus Vitória
MAXWELL E. MONTEIRO
professor IFES campus Serra
JORGE EDUARDO MARTINS CASSANI
professor IFES campus Vitória
WEVERTON SACRAMENTO
professor IFES campus Nova Venécia
HUDSON CÁSSIO GOMES DE OLIVEIRA
professor IFES campus Piúma
JOSÉ MARCOS STELZER ENTRINGER
professor IFES campus Vitória
SAMANTA LOPES MACIEL
pedagoga IFES campus São Mateus
ANDRÉ MOREIRA
advogado
GUTENBERG DE ALMEIDA NASCIMENTO
professor IFES campus Vitória
ERNESTO CHARPINEL BORGES
professor IFES campus Vila Velha
TIAGO DE ARAUJO CAMILLO
professor IFES campus Vitória
Ficha técnica:
A equipe técnica foi formada pelos seguintes profissionais:
roteiro, edição e direção
RICARDO SÁ
produção, arte e pesquisa
MONICA NITZ
imagens
BENEVIDES CORREIA
som direto
HENRIQUE GAUDIO
animação de fotografias
FELIPE CAPIXABA
edição de som e mixagem
CONSTANTINO BUTERI
A estrutura narrativa do filme, além de se apoiar em depoimentos dos grevistas, também fez uso de imagens de arquivo como fotografias e filmagens, cedidas por servidoras/es e instituições:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO IFES CAMPUS VITÓRIA – REITORIA
MARIA IZABEL COSTA DA SILVA
VINICIUS LORDES DIAS
ARAMIS CORTES
SINTUFES
ADUFES
SINASEFE BAHIA
FERNANDO DINIZ
ABÍLIO AZEVEDO
JORGE EDUARDO M. CASSANI
GG RANGEL
Também foram utilizados na edição materiais impressos pertencentes ao acervo do Sinasefe-Ifes, tais como jornais do sindicato e cartazes.