Jornada de Lutas dos SPF: SINASEFE participa de mobilizações em Brasília-DF
Data: 2 de junho de 2022
Integrantes do CNG, DN e seções sindicais levaram a divulgação da greve das(dos) trabalhadoras(es) da Rede Federal de Educação
Na última terça-feira (31/05) o SINASEFE participou das atividades convocadas pelo Fonasefe na capital federal. Integrantes do CNG, DN e seções sindicais levaram a divulgação da greve das(dos) trabalhadoras(es) da Rede Federal de Educação para as ruas de Brasília-DF e para o Congresso Nacional, além de exigir com urgência a recomposição salarial. Confira a seguir um resumo da participação do SINASEFE nesta jornada:
Atividades matutinas
A concentração de servidoras e servidores, realizada há anos num espaço aberto próximo ao Ministério da Economia (bloco C), enfrentou a interferência da PMDF e do DF Legal. O agentes queriam impedir o uso de mastros das bandeiras e dos aparelhos de som, contradizendo o que havia sido previamente acordado em reunião com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Os representantes sindicais dialogaram por mais de 20 minutos com os policiais e garantiram a realização da atividade com a chegada do carro de som (que também já estava autorizado previamente). Veja aqui um trecho da conversa e um informe de Sérgio Ronaldo, da Condsef, sobre esse assunto.
Saindo pelas ruas de Brasília-DF, trabalhadoras e trabalhadores percorreram parte da Esplanada dos Ministérios, parando um pouco antes da Alameda das Bandeiras. Confira no vídeo abaixo imagens da transmissão ao vivo do trajeto e a chegada ao local do ato:
Os dirigentes do SINASEFE, Daniel Neri, David Lobão, João Chicaczewski e Luisa Senna fizeram falas e enviaram recados aos trabalhadores durante a atividade, confira a seguir:
Andes-SN, Fasubra e SINASEFE também enviaram um recado conjunto aos estudantes e trabalhadores e trabalhadoras da Educação Federal:
Com um convite do CNG, a atividade foi encerrada com a realização de uma grande roda, entoando uma rima baiana: “Bahia terra de coco, de azeite de dendê, o coco dá água doce, eu também quero beber. Vamos dançar, balançar o catimbó, e trazer o Bolsonaro amarrado num cipó!”.
Confira imagens da participação do SINASEFE. Sinasefe Ifes e Sintef-PB enviaram representantes para a atividade:
Atividades vespertinas
Durante a tarde o SINASEFE participou do Ato em Defesa do Serviço Público e do Reajuste Salarial dos Servidores. Realizado na Câmara dos Deputados (Auditório Nereu Ramos), o ato foi organizado conjuntamente pelo Fonasefe, o Fonacate e a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público. Confira a seguir a transmissão completa do evento:
A atividade contou com centenas de trabalhadores de todo o país, das mais diversas categorias do funcionalismo federal. Juntos e juntas aos vários parlamentares de esquerda que estiveram no evento, disseram em uníssono: “Reajuste Já!” e “Fora Bolsonaro!”.
O SINASEFE foi representado no ato por membros das Seções Sindicais, da Direção Nacional e do Comando Nacional de Greve
Coordenador geral do SINASEFE, David Lobão (coordenador geral) falou em nome do SINASEFE no ato. Lobão destacou que a Rede Federal de Educação possibilitou o ingresso de estudantes pobres, pretos e filhos dos trabalhadores nas universidades, mas que agora está sendo destruída pelo governo Bolsonaro.
Representado por Daniel Neri (secretário de comunicação do SINASEFE) e Xavier Filho (integrante do CNG) o sindicato conversou com a deputada Jandira Feghali sobre a luta das(os) servidoras(es) públicos pelo reajuste:
Fonte: SINASEFE.