Congressistas modificam estatuto e rejeitam desfiliação no encerramento do 31º CONSINASEFE
Data: 24 de maio de 2017
Os dois últimos dias de atividades do 31º CONSINASEFE foram dedicados às discussões de mudanças no estatuto da entidade
Os dois últimos dias de atividades do 31º CONSINASEFE foram dedicados às discussões de mudanças no estatuto da entidade. Durante o sábado (20/05), delegados e observadores se dividiram em grupos de trabalho para aprofundar suas análises. No domingo (21/05) os delegados votaram algumas das modificações sugeridas, aprovando, em votação específica, as teses de nº 10, 12, 27 e 34. O debate sobre a filiação do SINASEFE à CSP-Conlutas também foi um dos destaques do último dia de evento, com a reprovação da tese que propôs a desfiliação (tese 50).
Plenária final
Instalada logo no início da manhã de domingo, a última plenária do CONSINASEFE foi dedicada à votação das mudanças no estatuto. Mesmo não se tratando de uma questão estatutária, a votação sobre a filiação do SINASEFE à CSP-Conlutas foi o destaque neste período, levando um tempo significativo para ser concluída. A metodologia aplicada foi o recolhimento dos crachás dos delegados, com a seguinte contagem final na votação: 217 pela manutenção, 144 pela desfiliação e 21 abstenções.
Seguindo uma ordem de prioridades definida pelo plenário por causa do tempo curto restante, os delegados analisaram teses estatuintes sobre combate às opressões e paridade de gênero, além de eleger o novo Conselho de Ética do SINASEFE (previsto na tese 38). Ficou aprovada a composição paritária (50% mulheres e 50% homens) da Direção Nacional (e suas respectivas comissões), proposta apresentada nas teses 27 e 28, e a criação de duas novas pastas na DN: Coordenação de Políticas Para Mulheres (tese 27) e Coordenação de Combate às Opressões (tese 34).
A eleição da primeira composição do Conselho de Ética, nova instância do SINASEFE para apuração de denúncias, criado a partir da aprovação da tese 38, foi realizada com a participação de 19 candidatos. Foram eleitos: Marcela (118 votos), Jane (100 votos), Priscila (96 votos), Saulo (77 votos) Alessandra (73 votos) na titularidade; e Gelder (63 votos) Maria de Lourdes “Lu” (61 votos) Osnir (45 votos) Gabriele (40 votos) Joana (40 votos), na suplência.
Grupos de trabalho
No sábado as atividades se dividiram entre a apresentação das proposições pela manhã e os grupos de trabalho no período vespertino. Ao final da noite, após a suspensão dos trabalhos, uma confraternização entre os congressistas também foi realizada.
Os congressistas se dividiram em oito grupos de trabalho para realizar o debate das teses estatuintes. Com definições metodológicas e dinâmicas diversas, os grupos se debruçaram, ao longo de toda tarde sobre 34 teses estatuintes (30 delas já sistematizadas sob este aspecto e quatro incluídas pelo plenário 2, 50, 56 e 57). O debate em alguns grupos ultrapassou em mais de uma hora e meia o prazo pré-estabelecido, o que inviabilizou a sistematização dos resultados em tempo, levando assim à suspensão da plenária deliberativa de teses, transferida para o último dia de congresso.
Cobertura ao vivo
Confira detalhes dos pontos citados na cobertura ao vivo dos dois últimos dias de atividades: resumo da cobertura ao vivo do 4º dia e resumo da cobertura ao vivo do 3º dia.
Finalização da cobertura
A Assessoria de Comunicação (Ascom) do SINASEFE está finalizando a cobertura do 31º CONSINASEFE e o material será disponibilizado ao longo da semana em nossas redes sociais e website.
Fonte: Sinasefe.