Greve Notícias

Pauta interna: Sindicato reabre discussão sobre a pauta interna

Pauta interna: Sindicato reabre discussão sobre a pauta interna

Data: 14 de agosto de 2012

Os campi devem debater a pauta interna para encaminhar discussões e propostas. A sistematização vai acontecer na próxima assembleia da categoria.

A pauta interna dos servidores do Ifes deve ser discutida nos campi nas próximas semanas. Observações e novas questões devem ser encaminhadas ao Sindicato para organização e inclusão nos pontos de pauta da próxima assembleia do Sinasefe, com data a ser definida. Durante a assembleia, os servidores vão sistematizar as observações e inclusões feitas nos campi para envio à reitoria.

O objetivo é garantir que as reivindicações internas do último movimento grevista, que culminaram com a criação de grupos de trabalho entre a reitoria e o Sinasefe,  sejam legitimadas pela reitoria com a execução das decisões. As propostas e novas observações devem ser encaminhadas ao Sindicato pelo e-mail [email protected].

“O momento de mobilização dos servidores do Ifes é propício à sistematização da pauta interna, a fim de garantir a participação de técnicos e docentes na construção dos espaços de discussão e deliberação, além de outras instâncias do Instituto”, afirma a coordenadora geral da Seção Ifes, Samanta Maciel.

As discussões nos campi devem ser balisadas pelos relatórios dos Grupos de Trabalho “Política de Gestão Democrática” e “Gestão de Pessoas”, realizados após a greve de 2010, e a “Carta do Iº Seminário de Humanidades do Sinasefe Seção Ifes: Pelo Respeito às Humanidades no Ifes”, produto do Iº Seminário do Sinasefe Ifes Sobre Ensino de Humanidades, realizado no último 9 de julho.

Baixe os relatórios dos grupos de trabalho (gestão democrática, gestão de pessoas, síntese), a carta e o acordo com a reitoria.

Questões pertinentes à gestão democrática, estatuto do Instituto, conselhos de gestão dos campi, escolha de representantes, orçamento, participação da comunidade acadêmica que não estiverem presentes nas discussões dos GT e da Carta devem ser discutidas e encaminhadas ao Sindicato, assim como questões internas de cada campus, caso sejam comuns à outras unidades e não possam ser resolvidadas pela direção local.

As discussões devem ser organizadas pelos Coordenadores Locais dos campi ou por membros do comando de greve e enviadas com antecedência ao Sindicato e aos servidores para garantir a maior participação possível da comunidade acadêmica. Caso o campus ainda não possua coordenação local ou Comando de Greve, o Sinasefe sugere a designação democrática de servidores para liderarem a discussão.

HISTÓRICO: CONSTRUÇÃO DA PAUTA INTERNA

Pré-greve: a construção da pauta interna precede a greve de 2011. Até a deflagração da greve ela estava fundamentada nos pontos Progressão DI/DII/DIII e auxílio transporte.

Greve de 2011: a pauta interna foi enriquecida durante as assembleias da greve e encaminhada à reitoria em 12 de setembro. Além da Progressão e do auxílio transporte, foram acrescentados os pontos democratização da gestão pela reestruturação da composição do Conselho Superior; democratização da gestão com participação da comunidade acadêmica na execuçaão do orçamento; transparência nos critérios de remoção; concursos para professores segundo critérios de habilitação e em conformidade com a disciplina; criação do auxílio interiorização; ampla discussão do Estatuto Interno e do Regimento Interno do Instituto e correção do desvio de função dos TAE, de acordo com as atribuições do cargo.

Acordo com a reitoria e GT: ao final da greve, a reitoria do Ifes firmou acordo com o Sinasefe para que hovesse a abertura de grupos de trabalho que discutissem de forma democrática os pontos levantados pela comunidade acadêmica. Vale lembrar que diante da morosidade e omissão da reitoria em relação às reivindicações, os servidores do IFES, juridicamente amparados, prolongaram o movimento paredista por mais uma semana mesmo com a suspensão do movimento nacionalmente.

Seminário Humanidades: no Seminário Humanidades, servidores construíram a Carta do Iº Seminário de Humanidades do Sinasefe Seção Ifes: Pelo Respeito às Humanidades no Ifes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo