(26/02/2010) Diretoria Executiva visita os campi de Colatina e Santa Teresa
Data: 26 de fevereiro de 2010
No dia 24/02 (quarta-feira), pela manhã, a Diretoria Executiva da seção sindical Ifes realizou reunião com os servidores do campus de Colatina. Logo após a chegada ao campus de Colatina a Diretoria reuniu-se com o Diretor-geral, Brás Galon, para desejar-lhe sucesso no comando da instituição nos próximos quatro anos e dizer que o sindicato o apoiará em todas as ações que resultarem na melhoria das condições de trabalho do servidor e em uma gestão verdadeiramente democrática. Solicitamos fortemente que a atual direção estabeleça um diálogo permanente com o servidor possibilitando sua participação efetiva na condução da instituição.
s 9h e 40 minutos teve inicio a reunião com os servidores. Inicialmente foi apresentado um esboço de pauta que, após a consulta ao plenário, foi aprovado como a pauta da reunião. Abaixo apresentamos os assuntos que foram discutidos.
1) Eleição da Coordenação Local do campus: divulgação da eleição e escolha da data para sua realização.
2) Saúde do servidor: nova tabela do auxílio saúde, licitação para realização dos exames periódicos, convênio entre o Ifes e as operadoras de plano de saúde ditas de auto-gestão e mudança no prazo da comprovação de pagamento a plano de saúde.
3) Processos judiciais: parecer da AGU sobre os 28,86%, situação das listas de servidores dos 3,17%, novas ações (PSS sobre 1/3 de férias, IRPF sobre o abono permanência, não pagamento de 1/3 de férias para servidor(a) afastado para capacitação), aplicação da nota técnica 675 e processo dos novos docentes.
4) Apresentação do cronograma de atividades sindicais para 2010: planejamento das atividades sindicais (seminário, palestras, visitas aos campi, cursos de formação, eventos, etc) e planejamento financeiro.
5) Aquisição de imóvel: a Diretoria da seção planeja adquirir um imóvel para ser usado como auditório e local para realização de cursos e eventos.
6) Assuntos Gerais.
No primeiro item o coordenador Eduardo Tonini explicou a importância do campus Colatina possuir uma coordenação local constituída por um técnico administrativo e um docente. Solicitou ainda que os servidores se manifestassem indicando nomes para compor as chapas para a eleição desta coordenação. Ao final ficou aprovado que, assim que surgissem os nomes dos candidatos, a Direção do sindicato providenciaria a estrutura para que a eleição ocorresse.
No item relativo à saúde do servidor o conselheiro fiscal, Carlos Roberto Fontes, informou que:
– Prazo de comprovação de pagamento de plano de saúde: a Reitoria, em entendimento com o Sindicato, vai estender este prazo para seis meses. No entanto, para que ocorra esta implementação, é necessário solucionar algumas pendências, principalmente em relação aos servidores cujo valor do plano é variável e menor do que o teto a que tem direito.
– Exame periódico: o processo de contratação da empresa que prestará o serviço correspondente a este benefício ainda está em fase de licitação. Solicitamos à Diretora de RH que tomasse as providências para que o processo seja logo finalizado e os exames sejam realizados.
– Convênio com operadoras de auto-gestão: os servidores foram informados que, em reunião com o Reitor e a Diretora de RH, o Sindicato providenciaria a documentação necessária para que a instituição realize estes convênios. Carlos informou que já havia obtido o material com a Geap e com a Ufes conseguiu a resolução do conselho superior aprovando o convênio. Este material será entregue na Diretoria de RH.
No item relativo as ações judiciais, Tonini, prestou informações sobre o andamento dos processos judiciais, enfatizando que na página do Sindicato (www.sinasefevitoria.com.br) o servidor tem acesso a estas informações. Com relação às novas ações, Tonini informou ainda que três novas estão sendo implementadas: contra o não pagamento e o ressarcimento de 1/3 de férias para servidor afastado para capacitação (cinco servidores já entraram com ações), contra o pagamento e ressarcimento do PSS sobre 1/3 de férias (ação movida pela assessoria jurídica em Brasília para todos os sindicalizados) e contra o desconto e ressarcimento do Irpf sobre o abono permanência. Após estas explicações houve vários questionamentos da plenária que foram discutidos e, dentro do possível, respondidos.
Com relação às atividades sindicais para o ano de 2010, o coordenador Francisco Costa expôs o esboço de programação sugerida pela Direção da seção. Chamou a atenção para a importância do desenvolvimento destas ações pelo Sindicato, principalmente para a formação de um profissional que trabalha em uma instituição de ensino. Estas palestras ocorrerão em diversos campi. Além das palestras cujos temas são políticos-educacionais, o Sindicato promoverá palestras de cunho técnico, como por exemplo, uma relacionada com a utilização da voz.
A seguir a coordenadora Cleuza Felix expôs os assuntos que foram debatidos no encontro das Cis em Brasília promovido pelo Sinasefe Nacional. O ponto principal abordado foi as mudanças sugeridas pelos representantes das seções de todo o pais com relação ao reenquadramento de servidores. Outro ponto que a coordenadora enfatizou foi a reivindicação da categoria com relação ao aproveitamento de disciplinas do mestrado e doutorado. Também informou que o Sindicato Nacional solicitará ao Mec que mude a regulamentação da categoria dos técnicos administrativos possibilitando que todos os níveis sejam beneficiados com os diplomas de mestrado e doutorado.
Ao final Tonini informou que a Diretoria Executiva está discutindo com os servidores a possibilidade da seção adquirir um imóvel para a utilização como auditório e local de eventos. Informou que surgiu a oportunidade da compra de um salão em frente a atual sede da seção e que uma comissão de compra eleita por uma assembléia está negociando com a imobiliária. Quando a Diretoria possuir todas as informações levará o assunto para ser discutido em uma assembléia que deliberará sobre a questão.
Sem mais nada a tratar a reunião foi encerrada e a Diretoria percorreu a instituição distribuindo o calendário do sindicato e conversando com os servidores que não puderam participar da reunião.
Após o almoço no campus Colatina, a Diretoria se dirigiu ao campus de Santa Teresa onde foi recebida pelo coordenador da seção sindical Miguel Trancoso.
Foi realizada uma reunião abordando os temas comuns às duas seções, principalmente com relação à saúde do servidor, e a seguir a comitiva percorreu as dependências do campus cumprimentando os servidores.
Aproveitando a oportunidade, a coordenadora Cleuza repassou as informações sobre o encontro dos representantes da Cis em Brasília.
Após a visita a Diretoria viajou de volta a Vitória.